CI

Anteprojeto que regulamenta transgênicos é publicado hoje


O Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária) apresenta hoje ao Congresso Nacional o ante-projeto de lei para regulamentação do plantio e comercialização de produtos transgênicos no Brasil. A informação foi dada segunda-feira pelo fiscal federal agropecuário Marcus Vinícius Segurado Coelho, durante reunião-jantar promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) para discutir o assunto. O espaço foi palco de um grande debate em que ficou claro o interesse do produtor rural em relação ao assunto e a insatisfação em relação à burocracia para que haja definições mais rápidas sobre o assunto, para que a categoria possa ser mais competitiva com países que já usam da tecnologia como os Estados Unidos, o Canadá e a Argentina.

Marcus Vinícius iniciou a palestra apresentando a tecnologia dos transgênicos e quais os produtos hoje disponíveis no mercado. Ele explicou conceitos básicos que passam pelo desenvolvimento da ciência biológia, a partir do conhecimento da estrutura celular, organelas e o genoma. Em resumo, o fiscal explicou que a transgenia parte do pressuposto da técnica do DNA (código genético) recombinante. Explanou sobre os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) e a biossegurança, que trata do gerenciamento de riscos biológicos. Hoje existem no mercado a soja tolerante a herbicida, a RR, o Milho BT, tolerante a pragas, a canola e milho tolerante, a herbicidas, o algodão resistente a insetos e também resistente a herbicidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.