CI

ABCZ treina pecuaristas para julgar gado zebu


O escritório técnico regional da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) está promovendo cursos preparatórios de julgamento de animais desta raça por meio da capacitação de técnicos, criadores e proprietários de fazendas de pecuária de corte do Tocantins, Pará e Maranhão. Os cursos devem envolver cerca de 400 pessoas.

O trabalho visa ao aprimoramento da seleção de animais que avança em todo estado com a prática da inseminação artificial e transferência de embriões, um esforço que objetiva a conquistas de novos mercados, inclusive internacional. Segundo o responsável técnico pela ABCZ no Tocantins, João Eudes Lafetá Queiroz, o estado é carente de técnicos qualificados para selecionar animais.

O treinamento repassa técnicas de apartação do rebanho nas propriedades com o objetivo de separar aqueles que serão destinados a corte e os que poderão se tornar reprodutores, assim como os critérios que devem ser utilizados no julgamento de animais em feiras, exposições e leilões das raças Nelore, Gir e Tabapuã.

Produtores de carne e a indústria frigorífica aguardam com expectativa o relatório da missão russa que percorreu 93 frigoríficos em diversos estados brasileiros, com a intenção de habilitar as unidades que estão aptas a exportar seus produtos àquele país.

O resultado oficial deve ser divulgado dentro de 30 dias, mas o Departamento de Inspeção de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastcimento (Mapa) já tem informações de que metade dos frigoríficos visitados foi recomendada como potencial exportadora pela missão russa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.