CI

Expointer 2003 terá 6.236 animais


Começa sábado e termina no dia 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a 26.ª Exposição Internacional de Animais, com a participação de 6.236 animais, de 183 raças diferentes, 8,92% acima dos 5.680 exemplares de 2002. Desse total, 1.018 são de bovinos de corte, crescimento de 25% comparado a 2002. A representação do setor de máquinas e implementos agrícolas passou de 48 expositores, em 2002, para 105, em 2003.

O vice-presidente da Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Gado (Febrac), André Berta, acredita que a feira vai retomar ao patamar que já ocupou na América Latina, pois o RS tem o melhor banco genético do gado europeu.

Um dos atrativos da mostra é o tradicional Freio de Ouro, conjunto de provas específicas da raça crioula, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Crioula (ABCCC). No dia 4 de setembro, ocorrerá o 3.º Encontro de Jovens Crioulistas, com palestras de ginetes participantes do Freio de Ouro.

Gado bovino - As raças hereford e braford também estarão presentes na Expointer com recorde de animais inscritos, segundo informou a presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Greice Martins. Nos animais de argola, o crescimento foi de 30% e 50%, respectivamente, de hereford e braford. Nos rústicos - o forte das raças - o crescimento foi maior: 46% no hereford e 126% no braford.

O número de animais inscritos da raça angus também cresceu. Segundo a Associação Brasileira de Angus, 46 criadores inscreveram 216 animais (86 machos e 130 fêmeas) para a Expointer 2003, ante 194 reprodutores da raça em 2002, um aumento de 11,4%.

O Núcleo Gaúcho do Cavalo Árabe fará, durante a Expointer, a 26.ª Exposição, com a presença de 150 animais, de 35 criadores inscritos. A programação inclui julgamentos de halter (conformação), performance (provas montadas), provas funcionais (tambores e balizas), e em liberdade. No domingo ocorrerá leilão com oferta de 40 lotes de puros-sangues árabes, de diversos criatórios, e três coberturas de animais campeões do Haras Ilha da Chapada.

Ovinos - Durante a Expointer 2003, em Esteio (RS), ocorrerá o 2.º Concurso Estadual de Artesanato em Lã e Pele Ovinas, visando à divulgação da ovinocultura como opção de carne, lã e lanolina, gordura retirada da lã pela indústria, utilizada na produção de sabonetes, xampus e cremes dermatológicos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Karakul, Liciê Fayet Hunsche, esse mercado é carente de fibras de qualidade, com procura maior que a oferta. "A valorização da lã e da pele ovina de qualidade fez com que o preço da lã aumentasse em mais de 50% em dois anos, o que não ocorria desde os anos 90, quando a indústria têxtil optou pelas fibras sintéticas."

Os criadores de karakul comemoram a expansão do mercado da lã, principalmente porque esta raça possui várias tonalidades naturais, do preto, cor dominante, passando pelo cinza, lilás e marrom em diversos tons, o branco. "A lã fiada naturalmente colorida possui um excelente valor para exportação", afirma Liciê.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.