CI

Produção a custo reduzido


A biotecnologia poderia ajudar a controlar doenças e pragas que comprometem produtos cultivados na Europa, o que resultaria em maior produção de alimentos a custos mais baixos e com menor emprego de pesticidas, segundo um estudo abrangente divulgado pela BIO 2003.

Os três estudos de caso compilados pelo Centro Nacional de Política Alimentar e Agrícola (NCFAP, pelas iniciais em inglês) documentaram como os produtos agrícolas desenvolvidos por meio de biotecnologia podem ajudar os agricultores a colher 7,8 milhões de toneladas mais de alimentos e melhorar a renda rural em mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,16 bilhão), empregando, para isso, 9,7 mil toneladas menos de pesticida.

"Este é o primeiro estudo que explica qual o impacto que a biotecnologia teria sobre a Europa", disse Leonard Gianessi, diretor de programa da NCFAP, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos com sede em Washington. "Os impactos potenciais para a Europa não tinham sido quantificados até o momento."

O estudo mostra que produtos como o Bt, ou milho resistente a insetos, hoje plantado na Espanha em pequena escala, tem potencial de aumentar a produtividade da Europa em 1,9 milhões de toneladas. Beterrabas tolerantes a herbicidas baixam os custos aos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.