CI

Brasil e Estados Unidos criam em Washington comitê consultivo agrícola


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou hoje (20/06), durante a reunião de cúpula Brasil-Estados Unidos, em Washington, memorando de entendimento com a secretária de Agricultura norte-americana, Ann Veneman, para a criação do Comitê Consultivo Agrícola Bilateral (CCA), que contará com grupos de trabalho para tratar de temas pontuais. “É uma maneira muito interessante que teremos para avançar em assuntos específicos e nas negociações comerciais bilaterais”, disse Rodrigues.

Entre os temas de atuação do CCA, estarão o comércio agrícola, acesso a mercados e facilitação de comércio; comercialização; regulação e segurança de produtos alimentícios; pesquisa agrícola, tecnologia e intercâmbio técnico; investimentos na agricultura; e elaboração de padrões sanitários e fitossanitários agrícolas internacionais. Também caberá ao CCA a formulação de recomendações na área de política e de programas agrícolas nas negociações de livre mercado, além de facilitar os contatos diretos e a cooperação entre entidades privadas, universidades, centros de pesquisa, institutos e agências de governo.

Na reunião de cúpula, Rodrigues encontrou-se com Veneman e em seguida participou de uma reunião de trabalho conjunta com os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, George W. Bush, além de outros nove ministros brasileiros e seus colegas norte-americanos. A secretária Veneman mostrou interesse em ajudar o programa Fome Zero com a experiência do Food Stamp, um programa local de auxílio à compra de alimentos por famílias de baixa renda.

Durante o almoço de trabalho, Rodrigues fez uma breve exposição ao presidente Bush sobre o potencial do agronegócio brasileiro e sua importância para a economia e o desenvolvimento do Brasil. “Disse que somos tão competitivos que até os próprios produtores norte-americanos têm comprado terras no Brasil”. O ministro insistiu que a abertura comercial dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento é importante para reduzir as enormes diferenças sociais entre as nações e também uma forma de defender a paz e a democracia mundial. Na conversa, Rodrigues voltou a sugerir a redução imediata dos pesados subsídios norte-americanos à agricultura.

“O presidente Bush ficou impressionado com os números do agronegócio brasileiro, mas reafirmou a disposição de só começar a reduzir os subsídios agrícolas quando a União Européia aceitar a eliminação de suas subvenções”, revelou o ministro. Segundo ele, o presidente norte-americano reafirmou, entretanto, que seu país tem “o maior interesse” em tratar dos temas agrícolas nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Na reunião bilateral, Rodrigues saudou a iniciativa norte-americana de adicionar 4% de etanol na gasolina e explicou os objetivos das iniciativas para a criação de um programa brasileiro de biocombustíveis, que inclui biodiesel e etanol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.