CI

Secretaria da Agricultura do RS determina diminuição do índice de germinação do trigo


A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) do Rio Grande do Sul determinou a diminuição do índice de germinação do padrão de semente de trigo das classes Fiscalizada, Certificada e Registrada de 80% para 70% e da classe Básica, de 70% para 60%. A medida visa tornar disponível um número maior de sementes do cereal para a safra deste ano, evitando a falta de cultivares no comércio.

Conforme o coordenador da Divisão de Sementes e Mudas (DSM) da SAA, Eugene Cardoso Chouene, a nova regulamentação do índice das sementes de trigo para a safra atual se deve ao fato de as mesmas terem sido colhidas em condições adversas, com excesso de chuva. "A diminuição do índice garante quantidade maior de sementes disponíveis e corrige o estande, que é o número de plantas semeadas por hectare", explica Chouene.

Após a realização, pela Comissão Estadual de Sementes e Mudas (Cesm), de análise de cultivares, constatou-se que o volume de variedades com índice de germinação entre 70% e 80% - em anos normais equivalente a 5% do volume analisado - aumentou para 15% na safra 2002/2003. Esse fator, somado à expectativa de expansão (de até 25% na região do Alto Uruguai) da área cultivada, em razão do aumento de valor na comercialização do produto, poderia causar transtornos aos produtores interessados, por exemplo, em variedades consideradas mais nobres, que conferem maior produtividade e qualidade por hectare semeado. O coordenador da DSM esclarece ainda que a nova regulamentação não vale para sementes destinadas à exportação para outros estados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.