Leia tudo sobre os tipos de pontas / bicos de pulverização aérea!
Leia sobre os tipos de pontas / bicos de pulverização aérea!
As pontas utilizadas em aviões agrícolas são semelhantes às pontas de pulverizadores terrestres, com a diferença de que as usadas em aplicação aérea possuem vazão superior, para compensar a maior velocidade de operação, tendo um maior tamanho. Outra diferença é que, o espectro de gotas das pontas de pulverização aérea depende, além dos mesmos fatores presentes na aplicação terrestre, do ângulo de inserção da ponta em relação ao deslocamento da aeronave e da velocidade de voo. O vento que atinge as gotas causa uma segunda quebra das gotas após estas saírem dos bicos.
A escolha das pontas depende do espectro de gotas desejado, vazão, taxa de aplicação, velocidade de voo e largura da faixa de deposição. Ao escolher uma ponta, devemos nos atentar na indicação da vazão nominal requerida e na qualidade da pulverização. A ponta deve proporcionar gotas com tamanhos satisfatórios, uniformidade e sem a necessidade de aumentar ou diminuir as pressões fora da faixa recomendada pelos fabricantes. Abaixo, vamos ler sobre os modelos de pontas hidráulicas para aplicações aéreas.
Bicos de pulverização.
Imagem: Castor Becker Júnior/SINDAG
Os bicos hidráulicos na barra da aeronave devem ser limitados a até 70 a 80% da envergadura da aeronave, evitando perdas causadas pelos efeitos aerodinâmicos, conhecidos como vórtices, que ocorrem nas extremidades das asas. Além disso, na parte central da aeronave, os bicos devem ficar mais afastados da fuselagem, evitando o vórtice causado pela hélice.
Pontas de jato cônico para aplicação aérea
Os corpos dos bicos são constituídos por um disco e um difusor, que fazem um turbilhonamento do líquido formando o jato cônico, podendo este ser cheio ou vazio. Algumas pontas de jato cônico possuem o corpo em peça única. A combinação entre o disco e o difusor influencia no espectro de gotas e na vazão da ponta, que é alterada conforme a pressão de trabalho e sistema de pulverização. Quanto ao espectro de gotas, este depende também de fatores como a pressão do líquido, tamanho do orifício da ponta, ângulo de montagem dessas pontas na barra, velocidade de voo e composição da calda.
Quanto ao ângulo, quanto maior o ângulo, menor o Diâmetro Mediano Volumétrico (DMV) das gotas. Um estudo feito pela USDA (2017) mostrou que o aumento do ângulo de 0º para 45º no ângulo da ponta reduziu em 17% o DMV. Este ajuste também é possível de ser feito com pontas de jato plano.
Pontas de jato plano para aplicação aérea
Pontas de jato plano comum
Nas pontas de jato plano, as gotas são geradas quando o líquido passa sob pressão por um orifício de saída. Após, ocorre o impacto do líquido com o ar, fragmentando em gotas de diferentes tamanhos, que depende da velocidade de voo e ângulo do jato pulverizado com a direção do fluxo de ar formado pelo voo. Nas pontas de jato plano, a vazão é informada no corpo da ponta e indicada pela cor. Quanto ao ângulo, o uso de um ângulo de abertura de 40º diminui o DMV em 3,5% quando comparado ao ângulo de 20º. Já o ângulo de 80% reduz o DMV em 12,9% quando comparado ao ângulo de 20%.
Nas pontas de jato plano comum, bem como nas pontas de jato cônico, o tamanho da gota se comporta de forma inversa à pressão de trabalho, exceto quando as pontas estão a 0º (em relação ao fluxo de ar). Nesse caso, o comportamento se inverte: quanto maior a pressão, maior o Diâmetro Mediano Volumétrico das gotas.
Pontas de jato plano de impacto / CP
As pontas de jato plano de impacto, conhecidas também como pontas do tipo "CP", permitem flexibilidade de ajuste da vazão e tamanho de gotas através de aletas, sem precisar trocar as pontas, facilitando o ajuste durante a aplicação.
Nessas pontas, a vazão pode ser ajustada no Dosador. Já o tamanho de gotas, pode ser ajustado através da variação do defletor, entre as posições 30º, 55º e 90º. Quanto maior o orifício dosador, maior a vazão, e quanto maior o ângulo do defletor, menor o tamanho da gota. Neste sistema, pode-se obter gotas muito finas até ultra grossas.
Pontas Accu-flo
As pontas accu-flo formam jatos sólidos de formato circular, sem ângulo em relação à linha de voo. Essa ponta gera gotas maiores com boa uniformidade, sendo uma boa opção para reduzir o risco de deriva. Os modelos indicam o diâmetro do tubo (em polegadas) e o número de tubos em uma ponta. Por exemplo, no modelo .020-64, ".020" é o diâmetro, em polegadas, e "80" o número de tubos em uma única ponta. Quanto menor o diâmetro dos tubos, menor a vazão e gotas formadas. Podem ser utilizados alguns dispositivos de restrição de vazão.
Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo
Referências:
ANTUNIASSI, U. R.; CHECHETTO, R. G. Pontas Hidráulicas Utilizadas para Aplicação Aérea. In: ANTUNIASSI, U. R.; BOLLER, W. Tecnologia de Aplicação Para Culturas Anuais. 2. ed. Passo Fundo, RS: Aldeia Norte, 2019. p. 197-212.