CI

Murcha bacteriana

(Ralstonia solanacearum) Culturas Afetadas:

Ralstonia solanacearum é uma versátil bactéria gram negativa habitante do solo, que ataca grande número de espécies vegetais pertencentes. As espécies mais suscetíveis, entretanto, pertencem à família Solanaceae, que compreende, além do tomate, a batata, o pimentão, a berinjela, o jiló e o fumo.

 

Danos

O sintoma típico da murcha bacteriana é a murcha rápida da planta de cima para baixo. Em tomate, a doença se manifesta em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, mas principalmente por ocasião da formação do primeiro cacho de frutos. Ao infectar a planta por ferimentos nas raízes, a bactéria se aloja nos vasos condutores de água (xilema). Daí, sob condições favoráveis (cultivar suscetível e ambiente quente e úmido), a bactéria se multiplica, produzindo alta população de células produtoras de polissacarídeos extracelulares viscosos, que acabam entupindo o xilema, que é o vaso que conduz a água absorvida pelas raízes para a parte aérea da planta. Por isso, as folhas murcham, começando pelo topo da planta, principalmente nas horas mais quentes do dia, podendo se recuperar à noite. Com o passar do tempo, toda a planta murcha de forma irreversível e morre. Em condições desfavoráveis à doença (clima frio ou seco, patógeno pouco virulento ou cultivar menos suscetível), os sintomas aparecem mais tardiamente, podendo ocorrer murcha um só lado da planta ou da folha, além de se observar certo amarelecimento das folhas iniciando pelas mais velhas. Neste caso, é comum a murcha bacteriana ser confundida com outras doenças vasculares, conforme será comentado no item seguinte. As células bacterianas no interior do xilema também produzem enzimas que causam escurecimento vascular, percebido pelo descascamento ou corte longitudinal do caule na parte inferior de plantas afetadas. Em alguns casos, percebe-se a formação de raízes adventícias na parte inferior do caule, que é uma reação da planta à falta de água nos órgãos aéreos.

 

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura e problema.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.