
Cochonilha escama vermelha
(Aonidiella aurantii) Culturas Afetadas: Citros
Sinônimos: Aonidia gennadii, Aonidiella gennadii, Aonidiella taxus , Aspidiotus aurantii, Aspidiotus caccineus, Aspidiotus citri, Aspidiotus genadii e Chrysomphalus aurantii
Trata-se de uma praga que está distribuída em vários estados brasileiros, tais como São Paulo, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui especial importância para a citricultura, ocorrendo em outras culturas, como amora, coco, mamão e rosa.
Danos: A cochonilha escama vermelha ataca todas as partes da planta, sugando seu tecido com um longo e filamentoso aparato bucal. Infestações severas podem reduzir a produtividade, causar queda de frutos, amarelecimento e queda das folhas e morte dos ramos finos. Se o ataque severo persistir, pode haver morte de galhos. A produção pode ser comprometida por um ano ou ou mais, mesmo quando a cochonilha é controlada.
Controle: O monitoramento desta praga pode ser realizado por inspeção visual dos ramos verdes e frutos ou com o uso de armadilha de feromônio para monitorar o início do vôo do macho. Para o controle químico, recomenda-se o uso do malathion. Deve-se, porém, usar preferencialmente o óleo mineral, em função de sua seletividade.