CI

Zoetis lança equipamento de vacinação in ovo

para pequenos e médios incubatórios garante maior agilidade no processo, redução do estresse e estímulo precoce do sistema imune das aves


A vacinação é uma ferramenta fundamental para o controle de diversas enfermidades e a manutenção dos níveis adequados sanitários na produção avícola. E se a imunização pudesse ser feita antes mesmo do nascimento das aves?“Atentos ao que há de mais inovador no setor, lançamos a Embrex Inovoject m, que permite a vacinação 
in ovo em pequenos e médios incubatórios”, afirma Felipe Pelicioni, coordenador de Produtos Biológicos e Serviços de Vacinação da unidade de negócios Aves da Zoetis. A Inovoject m oferece a mesma precisão dos equipamentos de vacinaçãoInovoject já comercializados pela Zoetis, pioneiros da categoria, mas em formato reduzido e semiautomático.
 
Contando com uma ampla gama de vacinas, a vacinadora Embrex Inovoject m é considerada ideal para incubatórios com média de produção de 1 a 1,8 milhão de ovos por mês. Com a novidade, a empresa reforçará a importância da vacinação precoce para o controle de diversas doenças, entre elas a doença de Marek, Gumboro e Bouba aviária. “A vacinação in ovo possibilita um ganho significativo nas operações de incubatório, assegurando a uniformização do processo e aumento da eficácia da imunização, o que se reflete em melhoria da sanidade na planta de incubação, favorecendo por consequência, a melhoria na qualidade dos pintos”, completa.
 
Pioneiras da categoria, as máquinas de vacinação in ovo da companhia trazem benefícios a todas as etapas do processo como a separação dos ovos embrionados e dos ovos inférteis, e a redução do tempo entre o nascedouro e o aviário com a eliminação da vacinação pós-nascimento, reduzindo assim o estresse das aves.
 
A automação permite que todos os ovos sejam vacinados uniformemente. “Os equipamentos Inovoject, administram a dosagem correta da vacina, com elevada precisão – evitando desvios de vacinação, comum às técnicas tradicionais. Outra vantagem é que vacinação in ovo proporciona uma proteção precoce das aves, o que faz diferença no momento em que são alojadas”, afirma Pelicione.
 
Criada há mais de três décadas, a tecnologia já é utilizada em mais 90% dos incubatórios nos Estados Unidos. Seu uso tem crescido rapidamente na América Latina e na Europa. “Dependendo da configuração da máquina, é possível imunizar 35 mil ovos por hora com diferentes antígenos de maneira simultânea. Com o método tradicional, vacinação pela via subcutânea no primeiro dia de vida do pintinho, são imunizados cerca de 2.700 animais por hora/ homem”, salienta Joaquim Oliveira, gerente de Operações e Serviço ao Cliente da unidade de negócios Aves da Zoetis.

  
Mecanismo

O equipamento tradicional, normalmente usado em incubatórios com produção de mais de 2 milhões de ovos/mês, apresenta 22 configurações, enquanto a Inovoject m apresenta 6 configurações para vacinar em bandejas de 36, 54, 84, 96, 150 e 165 ovos. O equipamento tradicional, Inovoject, permite a acoplagem ainda duas tecnologias de automação: Egg Remover e Vaccine Saver.
 
Para ser efetiva e segura, a vacinação deve ser realizada no entre o 18º dia e 19º dia de idade embrionária. O pintinho nasce no 21º dia. A vacina deve ser aplicada no local adequado, assegurando a deposição no líquido amniótico. Os antígenos são inalados, então, pelo embrião, atingindo o organismo por meio do trato respiratório.
 
Os equipamentos Inovoject asseguram a injeção na posição ideal e são os únicos do mercado com sistema de duas agulhas: a primeira perfura a casca do ovo e a segunda realiza a injeção da vacina. Esse sistema de agulha dupla garante a desinfecção das agulhas, após cada injeção. “Desta forma, é possível realizar uma sanitização mais eficaz. Não há contato das substâncias presentes na casca contaminada com o interior do ovo e a agulha que inocula fica estéril para aplicação no próximo embrião”, explica Joaquim Oliveira.
 
A Zoetis também possui uma linha de vacinas avícolas complementar, com produtos para aplicação via subcutânea, spray e in feed (via ração ou água).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.