CI

Suplementção com Megalac-E® favorece a reprodução em gado de corte

Aditivo nutracêutico (Megalac-E®) aumenta nível de progesterona em vacas Nelore submetidas à IATF maximizando resultados de prenhez



Estudo científico realizado no Brasil em vacas de corte publicado no Journal da American Society of Animal Science – uma das publicações mais importante na área de saúde animal no mundo - revela que vacas suplementadas com Megalac-E® após Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) ou ao final do protocolo de sincronização de receptoras de embriões in vitro aumenta em média 10 pontos percentuais a taxa de prenhez em gado de corte.

Este trabalho pioneiro e inovador foi desenvolvido pela médica veterinária mestre em produção animal Catarina Nobre Lopes, sob orientação do professor José Luiz Moraes Vasconcelos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O estudo foi realizado durante os últimos 3 anos, em mais de 5800 vacas, a grande maioria da raça Nelore, entre elas primíparas e multíparas, em quatro fazendas de referência da região do Mato Grosso do Sul e uma do Mato Grosso.
 
Médica veterinária mestre em produção animal Catarina Nobre Lopes

Segundo Catarina o excelente resultado do estudo se dá porque o Megalac-E®, um aditivo nutracêutico com alta quantidade de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), como o Ômega 6 (Ácido linoléico) e Ômega 3 (Ácido linolênico), aumenta a concentração de progesterona, hormônio que está diretamente associado ao aumento de taxa de prenhez, devido ao estímulo do desenvolvimento do embrião. O estudo comprova o aumento da progesterona nas vacas suplementadas com o Megalac-E®.

“Em vacas suplementadas com dietas isoenergéticas o grupo Megalac-E® teve em média 10 pontos percentuais a mais de taxa de prenhez em relação ao grupo controle suplementado com gordura bypass com a mesma energia, mas com baixa quantidade de AGE” menciona Catarina. Ela complementa que, é importante suplementar a vaca a partir do dia da inseminação até 28º dia, a fim de manter os níveis altos de progesterona para assegurar a sobrevivência do embrião, pois neste período ocorre o desenvolvimento do mesmo e o reconhecimento materno fetal.

 

Este trabalho é o primeiro a mostrar resultados com suplementação com Megalac-E® em reprodução em gado corte com efeitos positivos na taxa de prenhez, comenta Tatiana Araújo, gerente de nutrição animal e médica veterinária da QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company). Além disso, ela enfatiza que é o único produto no Brasil com comprovação científica na área de reprodução animal e reconhecimento internacional. “A empresa continua investindo em pesquisa para consolidar estes resultados e para obter melhores informações sobre o mecanismo de ação dos ômegas 3 e 6, para disponibilizar a melhor tecnologia possível para os produtores”, conclui Tatiana Araújo.

O Megalac-E® traz um conceito inovador em reprodução em gado de corte. A QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company) traz uma solução de alta tecnologia para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho, garantindo maior retorno sob o investimento. As informações são de assessoria de imprensa.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.