SP deve colher 378,1 mi de caixas de laranja
Alta de 17,4% ante as 322,5 milhões de caixas da safra anterior
Ao contrário de culturas como a cana-de-açúcar, as influências climáticas ocorridas em 2010, como o longo período sem chuvas, foram favoráveis à atual safra de laranja em São Paulo, de acordo com o IEA. "A longa estiagem, que prejudicou a safra passada, foi fundamental para estressar a planta e induzir excelente florada; além disso, as chuvas no momento certo do desenvolvimento vegetativo da cultura e em quantidade adequada foram fundamentais para o 'pegamento' dos frutos", informou o IEA.
A área total plantada de laranja em São Paulo em 2011 é de 619,56 mil hectares, com densidade média de 377 pés/ha, ou 1,8% acima da média do ano passado. Do total cultivado, 541,1 mil hectares têm pomares em produção e a produtividade média deve atingir 1,90 caixa/planta.
Já o clima seco preocupa produtores de citros no Estado de São Paulo, conforme informações do Cepea. Antes das chuvas da semana passada, já haviam sido relatadas quedas de frutas em algumas regiões. Com as precipitações recentes, em algumas áreas, houve melhora na qualidade das laranjas, mas noutras, a chuva foi muito abaixo do necessário.