CI

Semana terá efeitos negativos do tempo seco

Falta de chuva e forte calor pode afetar a floração do trigo



Foto: Canva

A atualização da previsão agrometeorológica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) evidencia diferentes cenários climáticos em regiões agrícolas do Brasil, o que pode influenciar diretamente na produtividade das lavouras.

Matopiba: A região enfrentará condições de clima quente e seco, circunstâncias que favorecem a maturação e a colheita do algodão e do milho de segunda safra.

Sealba: Enquanto o feijão e o milho de terceira safra recebem estímulo do clima, algumas lavouras baianas enfrentam restrição hídrica. No litoral Sul da BA, a previsão é de modestos acumulados de chuva, que não deverão superar a marca dos 30 mm.

Centro-Oeste: Predomina a estabilidade, sem previsões de chuvas para toda a região. Esta situação causa preocupação devido à baixa umidade relativa do ar, que pode atingir índices menores que 20% em estados como MT, GO e DF. O cenário é favorável para a maturação e colheita do algodão, milho de segunda safra e trigo. Contudo, lavouras de trigo em fase de floração e enchimento de grãos no Sudoeste de MS podem enfrentar déficit hídrico.

Sudeste: A estabilidade também prevalece nesta região, com a possibilidade de baixos índices de umidade relativa do ar. Contudo, um aumento da nebulosidade é esperado, assim como a possibilidade de pequenos volumes de chuva no litoral. Estas condições beneficiam a maturação e colheita de diversas culturas, como algodão, milho, feijão, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e café. Em SP, algumas lavouras de trigo em estágios de floração e enchimento de grãos podem enfrentar restrição hídrica.

Sul: Na região Sul, prevê-se acumulados de chuva que podem superar 80 mm no Norte do RS, e maiores que 30 mm em outras áreas do RS e Sul de SC. Estas chuvas, em geral, serão benéficas, contribuindo para a umidade do solo. No entanto, em áreas onde a chuva for mais intensa, danos pontuais são uma preocupação. No extremo Norte do PR, a ausência de chuvas pode impactar culturas como o milho de segunda safra e o trigo em estágio reprodutivo. Para os agricultores, há ainda o alerta de possível geada no final de semana.

Material elaboado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

As informações são no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.