Rio Grande do Sul já colheu 35% da área de milho na safra 2015/16
Boas condições climáticas favorecem os trabalhos nas lavouras gaúchas
O Rio Grande do Sul já colheu 35% da área cultivada de milho na safra 2015/16. Inicialmente, a produção gaúcha foi estimada em 4,4 milhões de toneladas. Nessa sexta-feira (12.02), foi aberta oficialmente a colheita do milho no Estado gaúcho, na cidade de Condor.
Os trabalhos foram intensificados no campo em função das condições climáticas, segundo levantamento divulgado pela Emater/RS-Ascar. Além disso, 5% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 5% em floração e 30% em fase de enchimento de grãos.
Nas regiões de Santa Rosa e Frederico Westphalen, onde a colheita está mais adiantada, as produtividades médias, consideras elevadas para essas regiões, têm passado dos sete mil quilos por hectare. A expectativa inicial de produtividade, porém de 5,6 mil quilos por hectare.
Em Condor, na propriedade da família Costa Beber, sede do evento, estão sendo colhidas em média 200 sacas de milho por hectare irrigado, destacou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. "Esta realidade não acontece em todo o Estado, mas aí entra a Emater fortemente, levando tecnologia ao pequeno produtor, ajudando as famílias e, consequentemente, ajudando o Rio Grande a sair da posição incômoda, financeira, em que nós vivemos hoje", frisa.
Preço
O preço do milho tem sido beneficiado pela alta do dólar. Com a alta da moeda americana as exportações tornam-se mais competitivas e atraentes para o produtor brasileiro. No Rio Grande do Sul, na sexta-feira, a saca de 60 kg foi cotada pela Emater/RS-Ascar a R$ 34,44.