CI

Produtor chinês enfrenta a ruína após enchentes

Houve um alerta de inundação, mas ninguém previu o quão ruim seria, afirma o fazendeiro


Foto: REUTERS/Xiaoyu Yin/ Divulgação

O fazendeiro chinês Zhou Lu criou centenas de ovelhas por quatro anos. Agora jazem, de barriga para cima ou de lado, mortos e inchados depois de se afogarem em uma enchente provocada por um tufão torrencial.

Durante três dias, Zhou recolheu as mais de 500 carcaças de seus animais em sacos plásticos para descarte. "Não tenho nenhuma emoção agora. Eu quero tanto morrer", disse o homem de 42 anos na terça-feira em seu vilarejo perto da cidade de Zhuozhou, no norte do país.

Zhuozhou, a sudoeste da capital, Pequim, foi o local mais atingido pelas enchentes depois que o tufão Doksuri trouxe chuvas extraordinariamente fortes para o norte da China no final do mês passado.

Pelo menos 34 pessoas morreram e casas, empresas, estradas e terras agrícolas foram destruídas. "Havia ovelhas mortas, porcos mortos, cachorros mortos, gatos mortos na rua, coloquei todos em sacos", disse Zhou, parado em um quintal com as poucas ovelhas que sobreviveram de seu rebanho de 1.500. Muitas de suas ovelhas fugiram na enchente, disse ele. "Eu investi por quatro anos, mas não vi um centavo de retorno. Agora está tudo acabado, completamente acabado."

As fortes chuvas e o calor extremo na China e em muitos outros lugares ao redor do mundo quebraram recordes e aumentaram os temores sobre o ritmo das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Zhou diz que até o mês passado nunca havia experimentado uma enchente, comum na estação chuvosa de verão no sul da China. "Nasci em 1980, esta é a primeira vez que vejo uma enchente", disse ele.

Houve um alerta de inundação, mas ninguém previu o quão ruim seria, disse Zhou.

Além da devastação em seu rebanho de ovelhas, Zhou disse que sua fábrica de processamento de ovos foi severamente danificada. Ao todo, ele estimou que suas perdas foram de mais de 10 milhões de yuans (US$ 1,4 milhão) e ainda tinha empréstimos de 8 milhões de yuans para pagar ao banco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.