CI

Para setor, falta divulgação sobre seguro rural

Muitos produtores desconhecem este tipo de benefício



Apesar da melhoria na cobertura do Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) prevista para janeiro de 2015, muitos produtores desconhecem este tipo de benefício e acreditam que falta informação sobre programas do gênero.

Na última semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um novo modelo para o SEAF que, além de cobrir os custos de produção, garantirá também a renda esperada pelos agricultores.

"Trabalho há muito tempo em contato com o pequeno produtor e o que menos vejo é este agricultor acessar seguro. Ou eles [seguros] são restritos ou pouco divulgados", avalia o vice-presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar (Cooperfam), Claudionor Gianelo.

Entretanto, o executivo, que também é engenheiro agrônomo, diz que vale "muito" a pena segurar as terras desde que o produtor tenha acesso às bonificações estaduais e federais. "Usando essas duas modalidades você tem um desconto final de 75%, o que é muito relevante em um país como o Brasil, em que o seguro é caro", completa o vice-presidente.

Como adquirir
O valor segurado pelo SEAF é decomposto em financiamento mais uma parcela de Renda Líquida Segurada. Essa renda segurada tem um limite de R$ 20 mil e outro limite, conforme o tipo de cultura financiada. Para acessar o programa, o agricultor deve fazer um contrato de custeio agrícola do Pronaf, para cultura e locais indicados no Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.