CI

Novo feromônio para monitoramento da Helicoverpa armigera é lançado no Brasil

Bio Controle anunciou o registro do “Bio Helicoverpa”




A brasileira Bio Controle anunciou o registro do “Bio Helicoverpa”, um feromônio produzido para o monitoramento da Helicoverpa armigera. “É a grande revolução na agricultura brasileira”, afirma Ari Gitz, diretor da empresa.
 
Os Feromônios são semioquímicos (sinalizadores químicos) de atuação entre indivíduos da mesma espécie. Na agricultura são empregados para o manejo de insetos-pragas, no monitoramento com armadilhas ou no controle, através das técnicas de coleta massal, atrai-e-mata ou confusão sexual.

 
No caso da Helicoverpa armigera, o produto da Bio Controle “é a imitação exata do ‘perfume’ da fêmea, que atrai o macho a uma armadilha. O inseto vem voando e ‘cola’ no piso, o que torna possível a contagem da população. Serve como um alarme para o produtor”, explica Ari Gitz.
 
“Esse lançamento é uma inovação que nos coloca na vitrine. Somos pioneiros na área de controles naturais, com uma experiência de 17 anos, e agora temos a oportunidade de contribuir para o combate a essa praga”, projeta o diretor, que também é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 
Além do Bio Helicoverpa, a Bio Controle destaca o lançamento do Gemstar, um vírus produzido pela Certis (EUA), da qual a empresa é a registrante e importadora, e que terá a distribuição da Ihara. “É uma técnica nova no Brasil. Além da praga, combate a resistência aos químicos, principalmente em transgênicos. O produto vem complementar o manejo”, diz ele.
 
Confira mais sobre a solução nessa reportagem: Novo biopesticida contra Helicoverpa armigera chega ao Brasil

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.