CI

Nascem primeiros produtos ABS NEO

Nasceram no Ceará os primeiros produtos fruto da tecnologia ABS NEO


Nasceram no Ceará os primeiros produtos fruto da tecnologia ABS NEO. Os nascimentos foram na fazenda da Cialne, Companhia de Alimentos do Nordeste, uma das maiores empresas da América Latina e que apostou de forma pioneira na utilização da tecnologia. Ao todo, são 120 bezerras e que já surpreendem. “São todas homogêneas de pelagem, dentro do grupo do grau 1/2 sangue, além de muito femininas (característica que buscamos muito), e saudáveis, já que não tivemos nenhum óbito registrado nesse primeiro mês”, comemora Péricles Montezuma, médico veterinário da Cialne.

Além disso, o técnico destaca que o volume de fêmeas fruto dos embriões selados também foi satisfatório, ultrapassando 95%. “Para gente, claro, quanto mais próximo dos 100% melhor”, completa. Na Cialne, a taxa média de concepção ficou em 47%, com cerca de 60% das matrizes novilhas.”Foi um número que nos surpreendeu e nos animou ainda mais com a utilização da tecnologia”, ressalta.

Além dos 120 partos já realizados, estão previstos outros 490 para os meses de abril, maio e julho. “O manuseio e a logística do embrião congelado é muito mais fácil que a do fresco, que é praticamente uma operação de guerra. Com o ABS NEO, conseguimos planejar melhor, descongelar só o número que preciso, não perco produtos e nem tempo˜, afirma Montezuma, acrescentando que com a técnica também fica mais fácil  fixar o grau de sangue buscado na propriedade.

O médico veterinário acredita em em médio prazo, o ABS NEO representará uma grande fatia do mercado de reprodução bovina do país. ˜É uma tecnologia que vai tomar uma fatia da inseminação e vai conquistar outra, incentivando novos produtores a entrarem na era tecnológica”, completa. 

O ABS NEO. A ferramenta eficiente e lucrativa para quem procura melhoramento genético rápido foi apresentada ao mercado pela ABS em parceria com a IVB em dezembro de 2015.Os produtos são embriões FIV congelados por tecnologia exclusiva, IVBTransfer, garantindo facilidade e flexibilidade de manejo. Isso porque o processo de descongelação é direto, similar ao de sêmen para a tradicional inseminação artificial. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.