Movimentação na cadeia produtiva da pecuária cresce 10,5% em três anos no País
Foram mais de R$ 380 bilhões gerados em 2013, segundo ABIEC
Os dados da cadeia bovina foram calculados pela Agroconsult, a partir de uma metodologia adotada e desenvolvida em 2010, pela PENSA/USP (Centro de Conhecimento em Agronegócio), coordenada pelo professor Marcos Fava Neves.
Os dois estudos (2010 e 2013) foram encomendados pela ABIEC como parte do trabalho da entidade em construir uma sólida base de informações de inteligência comercial, reunindo e compartilhando os dados sobre o setor.
“Cada vez mais nos empenhamos em reunir dados mais confiáveis sobre nossa cadeia. Esta é a segunda publicação do gênero desenvolvida pela ABIEC e esperamos sempre aprimorar nossas fontes, visando colaborar com a pujança do setor”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.
Metodologia
Seguindo a metodologia original do estudo de 2010, a Agroconsult aplicou as informações de sua base de dados para dimensionar o volume de recursos movimentados em 2013. Foram considerados o nível tecnológico e a distribuição das atividades das fazendas, definição da composição dos custos médios para cada atividade e nível tecnológico, quantificação do volume de recursos destinados por cabeça e por hectare, quantificação dos custos, reinvestimentos, investimentos e faturamento na pecuária de corte, estimativa dos custos com mão de obra, na indústria e em serviços.
Em seguida, foi realizado o redimensionamento e atualização dos faturamentos de alguns dados relacionados a outros insumos da indústria, rastreabilidade, P&D e fretes pela pesquisa original realizada em 2010. Os dados foram atualizados por indicadores da economia (IGP-DI) e aumento da produção, e por indicadores da própria indústria.