CI

Ministra assina convênios com prefeituras do RJ para ampliar classe média rural

Kátia Abreu cumpre agenda na capital fluminense nesta quinta-feira



A agricultura urbana, que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, começa a implantar no Rio de Janeiro, é uma modalidade de educação ambiental e de cidadania que agrega ao espaço das metrópoles meios de torná-lo mais humano e produtivo. Seus efeitos benéficos e transformadores vão da segurança pública à produção alimentar, difundindo valores essenciais à preservação ambiental.

Consiste em aproveitar as áreas disponíveis para promover o plantio de espécies alimentares, medicinais, aromáticas e ornamentais. Envolve também a instalação de mini agroindústrias, criação de pequenos animais, estruturas para captação de águas das chuvas, criação de bancos de sementes, entre outras iniciativas.

Pequenos espaços – praças, condomínios, canteiros, jardins públicos – servem a essas ações, que resultam em transmissão de conhecimentos sobre agricultura, alimentação, ecologia e uso de plantas medicinais, além da integração humana e educativa que proporciona.

No campo da segurança pública, a agricultura urbana resgata a missão das colônias agrícolas, que não cumprem, ou o fazem precariamente, a função de tornar a agricultura o elemento de ressocialização. No Brasil, existe 28 colônias. O Ministério da Agricultura trabalha no levantamento e condições dessas penitenciárias, junto ao Ministério da Justiça. No Rio, a colônia agrícola situa-se em Magé.

Essas ações em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro, convergem para o programa Classe Média no Campo, que visa a inserir os pequenos produtores, das classes D e E na faixa de renda e produtividade que o integra à classe média rural.

Agenda no Rio de Janeiro

No caso do Rio, nessa visita da ministra à cidade, serão assinados convênios com 10 prefeituras, em evento no Palácio Guanabara, com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, às 14h30m. Esses convênios são a primeira etapa do processo com as prefeituras para o mapeamento de produtores rurais de cada um dos municípios, pelo critério de renda, produtividade e desenvolvimento.

Por um período de três anos, o Ministério da Agricultura repassa o valor de R$ 114 mil para cada prefeitura, em quatro parcelas, para cadastramento desses produtores e o monitoramento das famílias que vão participar e que receberão assistência técnica e qualificação profissional. A ministra Kátia Abreu costuma dizer que o pequeno produtor “compra mal e vende mal”, um binômio que o associativismo pode transformar, permitindo que a compra seja por menor preço a as vendas em maiores volumes.

A programação prevê, ainda, uma visita ao colégio Tim Lopes, em Nova Brasília, no complexo do Alemão, para avaliar as condições de implantação do programa de agricultura urbana naquela região da cidade. É o primeiro passo para a formação técnica de jovens e adultos sem ofício fixo, introduzindo a agricultura como elemento pacificador, conjugando esforços com o governo do Estado na humanização das favelas em associação com o trabalho da secretaria de Segurança Pública.

A ministra fará visita também ao Galpão Aplauso, uma Organização Não Governamental que tem por missão, desde 2004, promover a capacitação e inclusão de jovens entre 17 e 29 anos, de baixa renda, no mercado de trabalho já tendo beneficiado mais de 10 mil em 500 comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A ministra visitará, ainda, os dois estabelecimentos da Cobal – do Leblon e Humaitá, este último em companhia do governador Luiz Fernando Pezão. Dar ofício a jovens, a partir da ampliação do alcance da Escola Nacional de Agropecuária (Enagro), recentemente inaugurada pela presidente Dilma Rousseff, é uma meta de médio prazo que completa esse processo.

A programação da ministra no Rio quinta-feira, dia 10/09/2015

09h00 – Visita ao Galpão Aplauso

09h50 - Visita ao Complexo do Alemão (Nova Brasilia - Colégio Tim Lopes)

13h00 – Almoço no Palácio da Guanabara

14h30 – Assinatura de termo de autorização com prefeituras do RJ referente a ações do Campo na Classe Média

15h30 – Visita à Cobal Humaitá

17h00 – Visita à Cobal Leblon
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.