CI

Mercado brasileiro de orgânicos deve crescer 40% este ano

Aponta Ming Liu, Coordenador Executivo do programa Organics Brasil



O mercado brasileiro de produtos orgânicos deve registrar faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2015, confirmando seu quinto ano consecutivo de expansão. O lucro acumulado do setor nas últimas cinco temporadas já atinge a marca de US$ 35 bilhões, contrariando a tendência de retração da economia do País.

“A estimativa é de que este mercado continue com o crescimento na ordem de 35 a 40% ao ano. O setor está em plena ascensão e deve permanecer assim no futuro”, afirmou Ming Liu, Coordenador Executivo do programa Organics Brasil, ao Portal Universo Agro. A iniciativa é patrocinada pela Apex-Brasil e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com a direção do IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento).

Na avaliação de Liu, mesmo que o consumidor tenha que reduzir gastos, ele já se deu conta de que os orgânicos podem fazer a diferença: “O consumidor busca por produtos que representam um investimento em qualidade de vida, e não apenas um simples bem de consumo. Essa percepção faz com que o setor mantenha o seu mercado”.

Por outro lado, o setor de orgânicos brasileiro ainda tem muito espaço para crescimento, se comparado com outros mercados no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, fatura anualmente nada menos que US$ 42 bilhões.

“O grande desafio do Brasil é como estruturar o processo produtivo e logístico às dimensões de nosso território, e passar a credibilidade ao consumidor final, educando e conscientizando de sua importância no consumo de orgânicos”, conclui Ming.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.