Leilão vende 87,9 mil toneladas de arroz
Quantidade correspondendo a quase 80% do volume ofertado
O pregão eletrônico realizado nesta terça-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 87,9 mil toneladas das 110 mil toneladas previstas, correspondendo a quase 80% do volume ofertado. A BBM/RS comercializou 57,8 mil toneladas e a BMS/RS 28,5 mil toneladas. Outras bolsas fora do Rio Grande do Sul comercializaram 1,6 mil toneladas.
O adquirente que participou do leilão deve agora comprar do produtor ou cooperativa, pagando no mínimo o preço mínimo, o equivalente a 95% do total adquirido no leilão de prêmio, até no máximo, 30 de dezembro de 2010.
A data limite para a comprovação da operação é até 30 de abril de 2011 e permitirá o escoamento para o mercado externo de arroz branco ou parboilizado. Para o próximo leilão será solicitada a inclusão do arroz esbramado, tendo em vista a boa demanda, principalmente da União Européia, por este tipo de produto.
O mecanismo permitirá a alavancagem das exportações e dará bastante liquidez ao mercado interno, tendo em vista que do volume comercializado, no mínimo 95%, ou o equivalente a 1,7 milhão de sacos, serão comercializados nos próximos dias para atender as exigências do leilão, segundo Tavares.