CI

Infraestrutura de conectividade em áreas rurais é destaque em palestra do CPqD no evento

Cenário atual da infraestrutura de conectividade nas áreas rurais do Brasil será um dos destaques


O cenário atual da infraestrutura de conectividade nas áreas rurais do Brasil será um dos destaques da apresentação do CPqD no seminário Agronegócio Inteligente, que será realizado em suas instalações, em Campinas, na próxima quarta-feira (15/03). Organizado pelo Fórum Brasileiro de IoT, o evento tem como objetivo discutir a aplicação do conceito de Internet das Coisas no agronegócio e mostrar os benefícios que isso poderá trazer ao setor - um dos mais importantes da economia brasileira, em volume de negócios e de exportação.

Na palestra As Tecnologias de Informação e Comunicação no Agronegócio, Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Tecnologias de Comunicações sem Fio, apresentará a visão do CPqD em relação ao assunto. “A ideia é mostrar nossa visão de futuro sobre as tendências tecnológicas que poderão contribuir para atender à demanda crescente por soluções IoT nesse mercado”, adianta.

Figueiredo abordará, também, a experiência do CPqD no projeto AgroTICs, que conta com o apoio do BNDES e vem sendo conduzido em parceria com o Grupo São Martinho. “Esse projeto é um bom exemplo das aplicações avançadas que podem ser desenvolvidas pelo CPqD para atender às necessidades de aumento de produtividade no campo, especialmente quando implementadas com base na infraestrutura de rede adequada e alinhadas com as arquiteturas globais de referência em IoT”, acrescenta.

Com início marcado para as 9 horas, o seminário deverá reunir empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento que atuam nesse setor, bem como outros interessados no assunto. A programação inclui palestras de representantes do BNDES, do Grupo São Martinho, da Fibria, da McKinsey e do próprio CPqD - que abordará as aplicações das TICs no agronegócio. Estão previstos também dois painéis: As inovações no campo, com a participação da Embrapa, Qualcomm, Bayer e do Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg), e Os desafios e oportunidades segundo a visão dos fornecedores de produtos e serviços, que contará com a presença de representantes das empresas John Deere, Case, Jacto, Trópico e Agrosmart.

Mais informações e a programação completa do seminário Agronegócio Inteligente estão disponíveis no site www.iotbrasil.org.br - pelo qual os interessados também podem fazer suas inscrições no evento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.