Ineficiência logística custa R$ 6,80 por saca de soja ao produtor gaúcho
Estudo da Farsul foi divulgado durante Expointer
O custo de transporte de uma tonelada de soja de uma fazenda no município gaúcho, até o porto de Xangai, na China, é de US$ 75,51, semelhante ao registrado no caso de uma fazenda em Davenport, no estado de Iowa, Estados Unidos (US$ 85,51). A diferença? Cruz Alta está a apenas 461 quilômetros de Rio Grande, enquanto a cidade norte-americana, a 2.149 quilômetros do porto local, o que representa um gasto muito maior por quilômetro rodado no caso brasileiro. “Quem paga o preço pela ineficiência logística, pela falta absoluta de infraestrutura adequada para transporte e armazenagem de nossa safra, é o produtor”, afirma o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto.
No caso do transporte da soja de Mato Grosso, a diferença de custos é ainda mais acentuada. Mesmo com uma distância menor até o porto na comparação com Iowa, o custo de transporte de uma tonelada de soja é praticamente o dobro do norte-americano. A opção por um sistema de transporte baseado principalmente em rodovias, com manutenção precária, e poucos investimentos públicos em ferrovias e hidrovias, são causas dessa diferença, aponta Sperotto.
A falta de infraestrutura no país e problemas de logística, juntamente com a alta carga tributária, minam a competitividade da agropecuária brasileira, atrasando o desenvolvimento econômico e social, acrescenta o dirigente.