Empresa brasileira lança primeiro cartão de crédito do agronegócio
Produtores podem antecipar receitas de suas safras
Foi anunciado o lançamento do “primeiro cartão de crédito do agronegócio”, que permite fazer compras de qualquer tipo de mercadoria, serviço, alimentação, em mais de 1,8 milhões de estabelecimentos da rede Mastercard, além de compras de bens e de insumos agropecuários. A iniciativa é da C&BI Agro Partners, joint venture que se originou da parceria entre o BI&P - Banco Indusval & Partners e a Ceagro Agrícola Ltda.
“O Cartão C&BI Agro oferece uma nova forma de acesso a crédito financeiro com a vantagem que o produtor foge das altas taxas de empréstimo bancário, tem capital para pagar todos os seus gastos e de sua família na entressafra e efetua seus pagamentos com seus próprios produtos agrícolas no período da colheita”, afirma André Mesquita, Vice-Presidente de Produtos e Comercial do Banco BI&P.
“É uma nova ‘moeda’ para o agricultor que vai permitir não só financiar sua produção, como, também, pagar suas contas antecipando as receitas futuras que terá com a sua safra”, diz Antonio Carlos Gonçalves Júnior, Presidente e CEO da Ceagro.
A C&BI Agro Partners estima que as operações com o Cartão C&BI Agro movimentem, no primeiro ano, um volume de cerca de R$ 100 milhões. Em 2013, a joint venture do BI&P e da Ceagro registrou R$ 350 milhões em ativos, com uma carteira composta por cerca de 200 clientes. “Nosso objetivo é atrair um número cada vez maior de agricultores brasileiros”, diz o CEO da Ceagro.
Inicialmente, as operações de crédito envolvendo o Cartão C&BI Agro contemplam as commodities soja e milho, focadas no Mato Grosso, principal produtor brasileiro dessas culturas. A expectativa é expandir, em um futuro próximo, a iniciativa para outros produtos agrícolas e para a pecuária.
O crédito do Cartão C&BI Agro terá como base o preço do produto agrícola, que poderá ser fixado ou ficar variando conforme parâmetros de mercado. Essa seleção é feita a critério exclusivo do cliente, que pode, ainda, definir se deseja crédito para uma ou mais culturas (soja e milho), estabelecendo suas datas de pagamento. “Essa flexibilidade é ótima para aumentar o capital de giro do produtor ao longo do ano”, diz Antonio Carlos Gonçalves Júnior, da Ceagro.
O Cartão C&BI Agro pode ser obtido imediatamente junto à C&BI ou por meio das revendas conveniadas. Cada agricultor terá seus dados analisados internamente pela C&BI para definição do limite de crédito que deseja.