Dekalb celebra seu primeiro centenário
Primeira marca a vender sementes híbridas de milho no Brasil com tecnologia YieldGard
Presente no mercado agrícola há 100 anos, a história da marca Dekalb mostra, por si só, porque está à frente de seu tempo. Fundada em 1912, seu nome é uma homenagem ao local onde foram iniciadas suas atividades, uma pequena cidade do estado de Ilinois, no chamado cinturão do milho nos Estados Unidos. Em 1922, com grandes investimentos em pesquisa e tecnologia de ponta, a Dekalb já havia desenvolvido a hibridação de sementes de milho, técnica que garantiu aumento de produtividade da safra. Inicialmente chamada de Associação para Melhoria do Solo Americano, foi, mais tarde, denominada Associação Agrícola Dekalb. Quando houve a fusão com a Monsanto, em 1998, já era Dekalb Genetics Corporation. Para ampliar seus investimentos no setor, em 1999 a empresa chegou oficialmente ao Brasil, que hoje é o segundo maior produtor mundial de culturas geneticamente modificadas.
Pioneira no lançamento de tecnologias, a Dekalb foi a primeira marca a comercializar sementes híbridas de milho no Brasil com a tecnologia YieldGard, resistente a insetos, com o produto DKB 390YG, em 2008. Nos anos seguintes, lançou o YieldGard VT PRO, o Roundup Ready 2 (RR2) e o YieldGard VT PRO2. “Poucas empresas no mercado agrícola têm 100 anos. A Dekalb tem menos tempo aqui no Brasil, mas quando começamos a falar dessa data para os agricultores, aqueles que tinham dúvidas sobre plantar ou não Dekalb começam a pensar: ‘Nossa, essa marca já tem 100 anos!’ Nenhuma empresa se mantém no mercado por tanto tempo se não tiver um bom portfólio, se não trouxer inovação”, diz Igor Lyra, gerente da marca.
Quem vive no campo comprova que os valores da Dekalb estão diretamente ligados a uma história de muito trabalho, dinamismo, inspiração e, acima de tudo, de muita ousadia na busca por alta performance. “Trabalhava com híbridos de uma marca concorrente até que o pessoal da Dekalb realizou alguns experimentos em uma área de 50 hectares na minha fazenda. Isso foi há sete anos. Aí, pude perceber que os híbridos da marca se comportavam muito melhor do que os que eu usava. Passei, então, a plantar Dekalb, que, além de ter alta produtividade e potencial genético, me dá estabilidade mesmo em anos de clima adverso”, conta Rodrigo Marcelo Pasqualli, de Lucas do Rio Verde (MT).
As expectativas dos agricultores em relação às novidades que a Dekalb trará ao mercado são grandes. “Espero que a empresa continue a desenvolver híbridos com tecnologias que possam atender nossas necessidades. Acredito também que uma assistência técnica personalizada possa estreitar ainda mais a relação de confiança entre a marca e o agricultor”, diz Warley Sadamitsu Nakao, de Taquarituba (SP). Já Egon Afonso Schons, de Lucas do Rio Verde (MT), destaca a sanidade da planta e a alta produtividade como características fortes da marca. Quando questionado sobre o futuro, Schons mostra-se animado. “Espero que tenhamos um portfólio cada vez mais variado e inovador”, declara. Produtor agrícola há menos de um ano, Sebastião Rodovalho, de Catalão (GO), diz ter escolhido plantar Dekalb por ser a marca da inovação e por ter em seu portfólio híbridos com potencial de alta produtividade. “Quero ainda mais produtos com alta tecnologia que nos deem maior rentabilidade. Isso é o que espero da marca para o futuro”.
Comemoração no Brasil e no exterior
Para comemorar seu primeiro centenário, a Dekalb tem realizado diversas ações – dias de campo, atividades internas no escritório central, reunião de vendas, reunião com distribuidores, além de preparar um agradecimento aos agricultores. O auge de toda essa celebração será uma viagem para os Estados Unidos em que a Dekalb levará 35 agricultores brasileiros. Programada para a última semana de setembro, a viagem incluirá visitas à sede da empresa, aos laboratórios, às estufas e aos centros de pesquisa, e também a fazendas locais.
“A ideia é mostrar para esse grupo a nossa estrutura, o que estamos desenvolvendo, como andam nossas pesquisas e o que vamos continuar trazendo em termos de novas tecnologias para desenvolver a agricultura e ajudar os agricultores a produzir mais”, diz Igor Lyra.