CI

Esmagamento de mandioca atinge recorde histórico

Produtores têm buscado capitalizar e adiantar a colheita em comparação com os padrões sazonais de anos anteriores


Foto: Agrolink

No acumulado dos quase dois primeiros meses deste ano, o esmagamento de mandioca totaliza 387 mil toneladas, superando em 26% o volume de igual intervalo de 2023, marcando um recorde para o período, conforme divulgado pelo Boletim Informativo do Cepea. Este marco histórico, iniciado em 2006, reflete não apenas um aumento significativo na produção, mas também uma mudança de paradigma no setor.

Com uma maior disponibilidade de lavouras, os produtores têm buscado capitalizar e adiantar a colheita em comparação com os padrões sazonais de anos anteriores. Os pesquisadores do Cepea destacam que este movimento é impulsionado não só pela busca por lucro, mas também pelo interesse crescente das indústrias no processamento da mandioca. Isso fortalece o aumento na quantidade oferecida pelos produtores, evidenciando uma sinergia entre oferta e demanda.

Na parcial de 2024, a produção acumulada de fécula ultrapassa as 100 mil toneladas, representando um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse incremento não apenas consolida o crescimento contínuo do setor, mas também revela a capacidade adaptativa dos produtores e processadores diante das dinâmicas do mercado.

O Cepea destaca que este desempenho recorde não apenas impulsiona a economia local, mas também sinaliza oportunidades de expansão e investimento no setor da mandioca. Com a demanda por seus subprodutos em alta, a indústria está respondendo de forma proativa, o que pode indicar um período de crescimento sustentável para toda a cadeia produtiva.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.