Criada a Bolsa de Suínos do Paraná
Bolsa deve organizar a comercialização de suínos dos criadores independentes
No Paraná a iniciativa de criação da Bolsa do Suíno partiu da Associação dos Suinocultores da região Centro Sul (Suinosul), Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Instituto Emater, cooperativas Agraria, Batavo, Capal e Castrolanda, produtores independentes e corretores das regiões Norte, Oeste e Sudoeste do Paraná. Na última quinta-feira, dia 5, foi realizada uma reunião com representantes dessas instituições para aprovar o regulamento da Bolsa.
Em trinta dias devem ser confirmados os nomes dos representantes indicados por cada um dos segmentos da cadeia da suinocultura. O passo seguinte será definir a metodologia de pesquisa de mercado para acompanhar os preços do suíno vivo, no frigorífico e no varejo. Essas informações serão usadas para formular um preço e negociar com as indústrias semanalmente.
Também será realizado um treinamento para os negociadores, indicados pelos associados, da Bolsa. As reuniões serão realizadas via vídeo-conferência (internet), podendo ser acompanhadas por todos os associados. Podem se associar à Bolsa todos os produtores ou grupos de produtores com produção superior a 200 suínos por semana. Os Interessados devem procurar a Emater ou a APS de seu município. O prazo para inscrição vai até o dia 05 de junho.