Comitê de sanidade suína será revitalizado
CTO tem atividades permanentes com cronograma anual atuando na parte prática da sanidade suína
Embora concentrem alguns integrantes em comum, os dois grupos – Comitê e Conselho Técnico Operacional - atuam de forma diferente na sugestão e implantação de medidas de sanidade para a suinocultura gaúcha. Conforme Fauth, “o Comitê, eminentemente técnico, atua com órgão consultivo, quando constatada alguma emergência sanitária, e conta com participantes de universidades e outras entidades”. Já o CTO tem atividades permanentes com cronograma anual atuando na parte prática da sanidade suína em diversas frentes. O ex-presidente do Conselho Técnico, Antonio Augusto Medeiros, acredita que poderá continuar contribuindo com o Fundesa, agora em todas as cadeias “já que a epidemiologia tem papel importante par aa tomada de decisão e de suporte para os programas”, garante.
Durante a reunião, também ficou definido o apoio do Fundesa à apresentação de trabalhos da Seapi no Endesa – Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal. Dos sete trabalhos que a Secretaria irá levar para o encontro, três são da cadeia de suínos. (veja lista dos trabalhos abaixo)
Sobre o novo presidente do CTOS:
Édison Eckert Fauth é graduado em Medicina Veterinária pela UFRGS e pós-graduado Ciência, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal na mesma instituição. Atuou como Médico Veterinário concursado da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (SEAPA-RS). Atualmente é fiscal federal agropecuário (Mapa) e responsável pelo Programa Nacional de Sanidade Suína no RS.
Trabalhos dos servidores da Seapi no Endesa que ocorre de 19 a 23 de outubro, em Cuiabá - MT.
- Notificações de doenças em suídeos feitas ao serviço veterinário oficial estadual do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2015.
- Estrutura da defesa sanitária animal do serviço veterinário oficial do RS.
- Diagnóstico educativo sobre biosseguridade e bem-estar animal voltados à avicultura.
- Notificações de doenças de ovinos recebidas pelo serviço veterinário oficial estadual do RS em 2014.
- Notificações de mortalidade de aves feitas ao serviço veterinário oficial estadual do RS no período de janeiro a julho de 2015.
- Infecções por micobactérias do complexo avium em suínos de granjas de reprodutores suídeos certificadas no rio grande do sul.
- Avaliação do grau de vulnerabilidade das granjas de reprodutores suídeos certificadas no estado do rio grande do sul.