Comissão das Produtoras Rurais da FARSUL comemora 13 anos
“Mulheres, paixão e sonhos” foi o tema do evento
Realizado no auditório da entidade, em Porto Alegre, o evento se estendeu durante toda terça-feira (03). Além da participação de palestrantes que trataram de assuntos variados, aconteceu também um painel sobre qualidade de vida, com convidadas especiais, e a entrega do Troféu Destaque Feminino Rural 2013, durante o jantar de encerramento.
Pela manhã, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado - Pelotas, Dra. Rosa Lia Barbieri apresentou a palestra “Conservação e uso sustentável de butiazais no Bioma Pampa”. O estudo baseia-se em questões ambientais, econômicas e sociais e envolve, além da Embrapa, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidad de la República do Urugai (UdelaR) e aporte da Fapergs, Capes, CNPq e ProBio.
A pesquisadora apresentou alguns resultados obtidos na preservação e desenvolvimento de novas plantas, através do manejo do gado, em uma área de 750 hectares e com cerca de 70 mil butiazeiros, na Fazenda São Miguel , em Tapes. A Dra. Rosa destacou o envolvimento dos proprietários da área, que não apenas permitiram o estudo, mas participam ativamente do processo. Para Carmen Heller Barros, filha da proprietária da fazenda, as questões ambientais não devem ser responsabilidade apenas do Estado, e que ações como esta da Farsul em apresentar aos demais produtores os casos que deram certo devem ser ampliadas. “É o casamento entre a ciência e a produção”, conclui.
A primeira parte do Fórum contou ainda com a palestra de Ana Paula Fonseca Carneiro Monteiro. Ao descobrir que possuía a Doença Celíaca, Ana se deparou com as dificuldades restritivas da dieta que teria de seguir dali em diante. A impossibilidade de ingerir glúten fez com que procurasse alternativas que substituíssem o trigo. Descobriu que a farinha de arroz era uma opção e passou a produzir alimentos que atendem as necessidades de celíacos, sob a marca que leva seu nome.
Na sequência, foi a vez de Clarisse Linhares e Mylene Rizzo, da Viajando com Arte. O interesse comum entre história da arte foi o início para que duas colegas de pós-graduação na PUCRS se unissem e iniciassem um programa de cursos sobre o tema, há dez anos. Logo o projeto expandiu e o trabalho deixou as salas de aula e ganhou o mundo, através de roteiros turísticos que privilegiassem a história e as artes. As viagens também geraram outros produtos, como livros, eventos e um blog.
A tarde começou com a abertura oficial do encontro, feita pelo vice-presidente da FARSUL, Gedeão Silveira Pereira. Ele falou sobre as mulheres que, por diversas questões pessoais, como morte do marido, por exemplo, precisam assumir propriedades rurais de uma hora para a outra, ainda que não tenham experiência nisso. E destacou a importância de haver, nestas situações, uma postura de assumir os desafios para evitar prejuízos à propriedade e, por consequência, à família; e elogiou as mulheres que tomam frente dos negócios. "O sonho de estabilidade da família é tanto do homem quanto da mulher. Nada agrada mais a ambos do que conseguir isso. Nada vale mais do que uma família estruturada. E sabemos que se a propriedade vai bem, a família também vai bem", declarou.
Na sequência, aconteceu o painel Qualidade de Vida, mediado pela jornalista Tania Carvalho e com a participação de Rosane Marchetti (jornalista), Sonia Sebenello (psicóloga), Mariela de Oliveira Silveira (médica especialista em nutrologia) e Paula Mageste (diretora de redação da Revist Cláudia). Nele, foram debatidos questões que envolvem a saúde, qualidade de vida, comportamento e demais assuntos de interesse feminino.
O ciclo de palestras encerrou com evento surpresa. O Superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, realizou uma performance envolvendo música e teatro, homenageando grandes mulheres da história.
Após o jantar, foi feita a entrega do Troféu Destaque Feminino Rural 2013, um reconhecimento às mulheres e entidades com atuação destacada durante o ano.
Homenageadas:
Lila Tellechea (Tradição Rural)
Maria Luiza Sperotto (Produtora Parceira)
Laura Quadros (Líder Sindical Rural)
Núcleo Feminino do Agronegócio-SP (Entidade Parceira)
Maria Flávia de Figueiredo Tavares (Marketing Rural)
Rosa Lia Barbieri - Embrapa (Pesquisadora Rural)
Maria Elena Johannpeter (Responsabilidade Social)
Karin Vasconcellos da Silva (Técnica Rural)
Paulina Linhares (Empresária Rural)
Yara Bento Pereira Suñe (Empreendedora Rural)