CI

Colheita de soja no Brasil chega a 2,2% da área, diz AgRural

A consultoria estima a safra brasileira de soja em 103,1 milhões de toneladas


A consultoria estima a safra brasileira de soja em 103,1 milhões de toneladas

A consultoria AgRural estimou nesta sexta-feira que a colheita da safra de soja do Brasil 2016/17 alcançou 2,2 por cento da área até o dia 19 de janeiro, o que representa ritmo avançado na comparação com 1,5 por cento de colheita no mesmo período do ano passado e 1,2 por cento na média de cinco anos.

A liderança é do Mato Grosso, onde 7,5 por cento da área já havia sido colhida até quinta-feira, mas a volta das chuvas ao Estado já atrasou o ritmo dos trabalhos e deve dificultar o avanço das colheitadeiras nos próximos dias, indicou a AgRural.

"Até o momento, porém, não há queixas de perda de qualidade da soja que está pronta para colher", ressaltou a consultoria, adicionando que nas áreas já colhidas os relatos são de boa produtividade, de 60 sacas por hectare no médio-norte do Estado, 61 sacas/ha no sul e 58 a 65 sacas/ha no oeste.

No Paraná, Estado que geralmente puxa o ritmo de colheita no início dos trabalhos junto com o Mato Grosso, apenas áreas isoladas foram colhidas até o momento, uma vez que parte das lavouras ainda não estão prontas devido a temperaturas baixas que alongaram o ciclo da soja.

Ainda assim, a expectativa é de safra "muito boa", segundo a AgRural, que vê boa produtividade, com relatos de 63 a 69 sacas/hectare em áreas onde já houve colheita.

Com a colheita da soja em ritmo avançado, produtores já deram início ao plantio de milho da 2ª safra. No centro-sul do Brasil, 2,8 por cento do plantio já havia sido realizado até quinta-feira, ante 0,8 por cento há um ano e 1,4 por cento na média de quatro anos.

O Mato Grosso lidera o plantio do milho, com 6,4 por cento, mas deve perder ritmo caso as chuvas continuem atrapalhando a colheita da soja nos próximos dias. No Mato Grosso do Sul, 2 por cento da área de milho safrinha já foi semeada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.