CI

Clima contribui com a colheita do milho

Atual safra de milho no Brasil continua surpreendendo



Foto: Divulgação

De acordo com o boletim semanal divulgado pela Conab, a atual safra de milho no Brasil continua surpreendendo. Até o momento, 64,3% da safra já foi colhida, um índice que revela a dinâmica e as peculiaridades de cada estado. Em Mato Grosso, coração agrícola do Brasil, a colheita está em seus estágios finais, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O que tem chamado a atenção é que as produtividades continuam a superar as expectativas iniciais.

Entretanto, no Mato Grosso do Sul, os agricultores tiveram que diminuir o ritmo. A necessidade de aguardar a diminuição da umidade dos grãos freou o progresso da colheita no estado. Em contrapartida, Goiás tem se beneficiado da baixa umidade do ar, o que tem acelerado a secagem natural dos grãos, favorecendo a colheita.

São Paulo registra condições climáticas, que têm sido ideais para o processo de maturação. Em Minas Gerais, os produtores estão no aguardo da secagem natural dos grãos para avançar. Contudo, no Paraná, embora o tempo seco tenha permitido avançar um pouco na colheita, o estado ainda está atrás do ritmo registrado na safra passada.

No Maranhão, a falta de chuvas e a baixa umidade têm sido aliados para a colheita. Entretanto, esse cenário traz um alerta: o risco de queimadas nas lavouras. Em Tocantins, onde a colheita está quase finalizada, nota-se uma redução na produtividade nas últimas áreas colhidas. No Piauí, as lavouras, de modo geral, encontram-se em boas condições. No entanto, em algumas áreas, o déficit hídrico causou uma redução na produtividade, embora a colheita continue em progresso e os resultados estejam dentro do esperado.

Finalmente, no Pará, o desafio logístico da falta de espaço para armazenagem tem desacelerado o progresso da colheita.

Esses apontamentos reforçam a complexidade e a diversidade das condições agrícolas brasileiras, evidenciando que, apesar dos desafios, a safra do milho safrinha vem demonstrando rendimentos acima do esperado.

Progresso de Safra
Semana de 30 de julho a 05 de agosto de 2023

Somando todos os 9 estados monitorados, a média de progresso da colheita é de 64,3%, um aumento de 7,3% em relação à semana anterior, mas ainda abaixo da média de 79,8% da safra passada.

Em Goiás, há um avanço significativo na colheita em relação à semana anterior. Até o dia 5 de agosto, 68,0% da safra foi colhida, mostrando um aumento de 21% em uma semana, porém ainda abaixo dos 86,0% registrados no mesmo período na safra passada.

No Piauí, a colheita está quase emparelhada com a safra anterior. Com 80,0% já colhidos até 5 de agosto, o estado se aproxima dos 82,0% alcançados no ano passado.

Em Tocantins, os números são igualmente promissores. Atualmente, 92,0% da safra foi colhida, uma aproximação dos 99,0% da safra passada.

Já em São Paulo, os números mostram que o estado enfrenta um ritmo de colheita mais lento este ano, com apenas 7,0% colhidos, uma discrepância considerável em relação aos 58,0% da safra anterior.

Em Minas Gerais, embora a colheita tenha avançado 12% em relação à semana anterior, os 47,0% atuais ainda estão abaixo dos 56,0% da safra passada.

No Maranhão, há avanço considerável de 18% em uma semana, chegando a 75,0%, porém, ainda atrás dos 90,0% da safra anterior.

O Mato Grosso do Sul mostra um avanço tímido de apenas 3% em uma semana, com 20,0% da safra colhida, uma diferença acentuada em relação aos 53,0% do ano passado.

Enquanto isso, o Mato Grosso, líder agrícola do país, está quase finalizando a colheita com impressionantes 95,2%, muito próximo dos 99,1% da safra anterior.

O Paraná enfrenta desafios este ano, com apenas 17,0% da safra colhida, em comparação com 57,0% no mesmo período do ano passado.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

As informações são do boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.