CI

Café/Cepea: colheita de robusta está na reta final

Colheita do café robusta alcança cerca de 90% das lavouras


Com o clima seco no Espírito Santo, a colheita do café robusta alcança cerca de 90% das lavouras, segundo colaboradores do Cepea – os trabalhos se iniciaram em abril. Até o momento, a aposta de agentes capixabas consultados pelo Cepea é de quebra da produção pouco acima de 20% frente à temporada anterior.

Além disso, a “peneira” (tamanho dos grãos) também preocupa. Em Rondônia, o excesso de chuvas atrapalhou a colheita, mas as atividades já estão praticamente concluídas. Segundo colaboradores do Cepea atuantes no Espírito Santo, os grãos que chegam aos armazéns estão miúdos, com a maioria das amostras sendo classificada como 7/8 e um percentual menor que a média de anos anteriores tem atingido o tipo 6 peneira 13 acima.

Em Rondônia, a qualidade do robusta também foi bastante prejudicada. Muitos produtores iniciaram a colheita precocemente e isso aumentou o percentual de grãos verdes nos lotes, depreciando a qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.