CI

Bayer cria grupo de agrônomos em Tocantins para alavancar produtividade na região

Os produtores recebem três visitas dos consultores ao longo do ciclo da soja


Em uma iniciativa inédita, a Bayer encabeça no Tocantins, em parceria com o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), o projeto UAI – União dos Agrônomos Independentes, cujo objetivo principal é expor um novo modo de fazer agricultura aos produtores da região com foco em um manejo diferenciado. A ideia começa com boa formação de solo e cuidados fitossanitários, além da apresentação de assuntos técnicos mais profundos que ajudem o produtor a buscar altas produtividades, com investimentos e o uso de novas tecnologias. Esta ação está sendo desenvolvida desde a safra de soja 2015/16, com consultoria dos engenheiros agrônomos e consultores externos da Bayer João Dantas e Jorge Verde.

Hoje o Tocantins se destaca como o maior produtor de grãos da região Norte do Brasil, sobretudo de soja, arroz, milho e feijão. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a soja, grão mais cultivado no Estado, com área de 902 mil hectares, deve colher mais de 2,6 milhões de toneladas segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Thais Costa, “o UAI é um programa de assistência ao produtor focado em alcançar altas produtividades, que fornece acompanhamento de consultores renomados no mercado durante toda a safra de soja”. Os produtores participantes do projeto são referência nos locais onde atuam. Por estarem baseados em diferentes regiões dos estados do Tocantins e Pará, o programa pode ser aplicado a diferentes realidades, o que ajuda a difundir os conhecimentos a significativa parte da comunidade agrícola.

Os produtores recebem três visitas dos consultores ao longo do ciclo da soja, em momentos estratégicos da cultura. A primeira acontece na fase pré- plantio, para avaliação e correção do solo antes da semeadura; depois, são orientados novamente ao longo do plantio da cultura para orientações sobre o manejo fitossanitário; e a terceira visita sucede o início do estágio reprodutivo da soja, para os últimos ajustes da safra.

Ação concreta 
Inovação. Troca de conhecimento. Oportunidades. É baseado nesses pilares que de 10 a 13 de janeiro, a Bayer promoverá em fazendas parceiras do Tocantins, dias de campo para mostrar o perfil do solo corrigido e as melhorias que o empresário rural teve utilizando os ensinamentos do UAI. “Escolhemos quatro propriedades do estado que expõem os diferentes tipos de solo da região. Esses eventos são destinados a todos os produtores rurais que desejam obter conhecimento profundo sobre o tema”, reforça Thais.

Agenda UAI
10 de janeiro – Fazenda Cabeceira Verde (Palmas/Serra da Buritirana/TO). Produtor Jeferson Marasca – segundo lugar no desafio soja do Cesb no estado.
11/01/2017 – Fazenda Renascer (Gurupi/TO). Produtor Bruno Freire. 
12/01/2017 – Fazenda Uruçu (Pedro Afonso/TO). Produtor Rural Gilberto Ramos.
13/01/2017 – Fazenda Recanto das Araras (Silvanópolis/TO). Produtor Sadi Fronza e Irmãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.