CI

ARROZ: colheita avança com atrasos operacionais

Clima seco impulsiona colheita no Sul


Colheita de arroz avança no Rio Grande do Sul, mas região Sul enfrenta atraso operacional Colheita de arroz avança no Rio Grande do Sul, mas região Sul enfrenta atraso operacional - Foto: USDA

De acordo com o boletim semanal da Conab, a colheita de arroz em 2023/24 está em andamento em todo o Brasil, com cenários distintos em cada região. No Sul, o clima seco das últimas semanas proporcionou condições ideais para o avanço da colheita, mas um atraso operacional exige atenção. Enquanto nas demais regiões as condições são mais favoráveis.

No Rio Grande do Sul, o clima mais seco nas últimas semanas proporcionou condições ideais para o avanço da colheita de arroz. As lavouras nesse estado têm mostrado boa produtividade e excelente rendimento de grãos, indicando uma safra promissora. Esta informação é particularmente relevante, dado o papel significativo do Rio Grande do Sul na produção de arroz no Brasil.

Santa Catarina, beneficiando-se igualmente dos dias de tempo firme, observou um avanço similar no progresso da colheita.

No entanto, a região Sul como um todo, enfrenta um atraso operacional na colheita, atribuído principalmente à demora no plantio e à necessidade de replantio em algumas áreas. 

No Tocantins, a colheita de arroz avança com registros de melhores rendimentos em comparação com as fases iniciais da safra.  

Maranhão e Mato Grosso apresentam cenários favoráveis para as lavouras de sequeiro e irrigadas, respectivamente. Destaque para Mato Grosso, onde a colheita começa a ganhar ritmo, com rendimentos satisfatórios.

Por fim, no Pará, as lavouras da segunda safra de arroz irrigado mostram ótimo desenvolvimento.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 11 a 17 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

 

A safra de arroz apresenta uma grande heterogeneidade no andamento das lavouras. Mesmo no “meio” da safra uma parcela considerável das lavouras ainda estão nos estádios iniciais, como desenvolvimento vegetativo (7,9%) e floração (13,6%), assim como o enchimento de grãos (20,7%). Estádios que ainda necessitam de bons suprimentos de água para a formação dos grãos.

Paralelamente, mais da metade da safra de arroz encontra-se à frente da maturação, tendo 17,1% das lavouras já colhidas no país.

 


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo

 

Progresso da colheita

  • Tocantins: Colheita aumentou de 25% para 35% na última semana (+10%). Comparado à safra anterior, está 15% abaixo.
  • Maranhão: Estabilidade na colheita, permanecendo em 4%, sem variação na semana. Em relação à safra passada, apresenta um aumento de 1%.
  • Mato Grosso: Significativo aumento na colheita, de 6.7% para 10.5% (+3.8%). Comparado à safra anterior, mostra um crescimento de 4.1%.
  • Goiás: Colheita cresceu de 25% para 28% (+3%). Este ano supera a safra anterior em 8%.
  • Santa Catarina: Avanço de 56% para 62% na última semana (+6%). Comparado à safra passada, há um aumento de 41%.
  • Rio Grande do Sul: Colheita avançou de 4% para 10% (+6%). Está 10% abaixo em relação à safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.