Argentina exporta primeiro barco de sorgo para China
Primeira carga é de 39.075 toneladas
Para o secretário de Coordenação Política Institucional e Emergência Agropecuária da Argentina, Javier Rodríguez, as exportações de sorgo para a China devem ser significativas nos próximos meses. "Dado que a produção argentina se aproximou dos quatro milhões de toneladas, a abertura desse mercado representa um horizonte onde as exportações para a China devem ter um incremento visível", afirmou Rodríguez.
A Argentina já recebeu certificado de uma agência chinesa que aprova o envio de um novo navio e vários contêineres, enquanto outras solicitações de inspeção foram feitas às autoridades asiáticas. O país sulamericano manifestou interesse em exportar sorgo em 2007, mas somente em 2013 a Administração Geral de Fiscalização de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China começou a análise de risco de pragas que se concluiu em novembro de 2014 - chegando ao acordo fitossanitário.
A China é o maior importador mundial de sorgo com 5,8 milhões de toneladas que vêm dos Estados Unidos e da Austrália. O gigante asiático tem usado o grão como substituto do milho por questões de custo e regulamentação, visto que não é transgênico. Para a próxima safra, está prevista importação total chinesa de 7,5 milhões de toneladas de sorgo.