CI

Argentina: estiagem e altas temperaturas marcam a semana

Colheita do milho avança



Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina divulgou seu último boletim climatológico, destacando a ausência de chuvas significativas e temperaturas acima da média em todo o território argentino.

De acordo com o INTA, durante a última semana, não foram registrados eventos de chuva de grande impacto no país. Houve ocorrência de precipitações isoladas, principalmente na Patagônia, onde os valores chegaram perto dos 30 mm. No Nordeste Argentino (NEA), a quantidade de chuva foi ainda menor.

Quanto às temperaturas, o relatório aponta um cenário atípico. As temperaturas máximas médias observadas durante a semana estiveram acima da média para o período em todo o território. Nas áreas central e norte do país, a anomalia térmica foi ainda mais evidente, ultrapassando em até 6°C os valores médios. Chamou atenção, em particular, o norte do NEA, onde as temperaturas máximas médias superaram em mais de 10°C os registros históricos.

Cenário agrícola

No âmbito agrícola, a safra de milho avança com destaque. As variedades de semeadura precoce já foram colhidas em sua totalidade. Por outro lado, a colheita das variedades semeadas mais tardiamente teve um progresso superior ao da semana anterior, graças ao direcionamento da logística, que antes estava voltada para a soja, agora voltou-se ao milho. Até o momento, 88% da área de cultivo de milho no país já foi colhida.

Já a semeadura de trigo está quase concluída. Restando apenas 2% para completar a área de cultivo planejada em nível nacional. O estado mais atrasado é Buenos Aires, com 95% da área de intenção de plantio já finalizada. A semeadura ainda está pendente em áreas do sul de Buenos Aires, onde se cultivam variedades de ciclo curto. No geral, o trigo está em pleno crescimento vegetativo em todas as áreas semeadas.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.