Anvisa vai publicar lista “online” de agroquímicos que aguardam registro
“Mudanças com o intuito de melhorar seus processos e serviços"
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) começa a responder à cobrança pública feita pela ministra da Agricultura, Katia Abreu, que exigiu mais transparência, isenção e agilidade. Essa semana o órgão anunciou que vai passar a disponibilizar um sistema online com a lista de agroquímicos que aguardam análise de registro.
Até agora essas informações – acredite – ainda eram listadas em documento formato PDF. Agora, todo o controle será feito por meio do sistema Datavisa e poderá ser acessado a qualquer momento no link http://www.anvisa.gov.br/listadepeticoes/index.asp.
“Como parte das mudanças que a Anvisa vem implementando com o intuito de melhorar seus processos de trabalho e serviços prestados, a partir de hoje as filas de análise da Gerência Geral de Toxicologia (GGTOX) não serão mais publicadas em formato pdf ou similar. É importante ressaltar que a análise será realizada conforme a ordem cronológica de protocolo dos pleitos”, promete a Agência.
No entanto, a Anvisa garante que “os tipos de processos que possuem previsão legal para serem priorizados e os que, devido à emergência fitossanitária, ou outra justificativa técnica, recebam tratamento prioritário pelo órgão registrante, passarão por tratamento diferenciado nesta Agência, mas ainda assim seguirão o ordenamento cronológico”.