CI

AGRICULTURA ESPACIAL: astronautas terão que que preparar sua alimentação

Saiba mais sobre o projeto para estudar como o solo lunar poderia ser usado para produzir fertilizantes


Foto: Divulgação

Os astronautas de longas viagens espaciais terão que preparar sua alimentação. A Agência Espacial Europeia (AEE) e a empresa norueguesa de agricultura Solsys Mining se uniram em um projeto para estudar como o solo lunar poderia ser usado para produzir fertilizantes.

O projeto se baseia em pesquisas anteriores que demonstram que as plantas podem crescer no regolito lunar. Um dos principais desafios é que o regolito lunar carece de compostos com nitrogênio – um ingrediente-chave no solo que permite que a flora floresça. Outra questão é que o solo lunar fica bem compacto quando molhado, o que cria problemas para as raízes se desenvolverem.

Para promover o crescimento das plantas usando o solo lunar como recurso, a EEA, a Solsys Mining, o Instituto Geotécnico da Noruega e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar no Espaço estão priorizando a hidroponia, na qual as plantas são cultivadas em uma solução aquosa rica em nutrientes em vez de solo. Este projeto de pesquisa atual está estudando os melhores métodos para as plantas absorver os nutrientes do solo lunar.

A ideia é que os astronautas possam extrair nutrientes do regolito lunar para criar fertilizantes para cultivo hidropônico. Esses nutrientes podem ser extraídos do solo usando uma usina de processamento e depois dissolvidos em água, tudo na superfície da Lua. A água rica em nutrientes resultante pode então ser bombeada para uma estufa para cultivo hidropônico, uma parte crucial da manutenção de uma presença humana de longo prazo na Lua.

Este trabalho é essencial para futuras explorações lunares de longo prazo. Alcançar uma presença sustentável na Lua envolverá o uso de recursos locais e o acesso a nutrientes presentes no regolito lunar com potencial para ajudar no cultivo de plantas. O estudo atual representa uma prova de princípio usando simuladores de regolito lunar disponíveis, abrindo caminho para pesquisas mais detalhadas no futuro, mas muito ainda está por ser descoberto ou inventado para a agricultura extra terrena.

Enviado por Canal Agricultura A a Z.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.