CI

Agricultores voltam dos EUA confiantes no futuro da biotecnologia agrícola

Após uma semana de intensa imersão em laboratórios, fazendas e eventos, comparam o que vem sendo cultivado, com sucesso, pelos produtores americanos e que deve ocupar, nas próximas safras, as lavouras brasileiras



Após uma semana de intensa imersão em laboratórios, fazendas e eventos agrícolas nos Estados de Missouri e Illinois, agricultores do PR, SC e RS chegam ao Brasil e comparam o que vem sendo cultivado, com sucesso, pelos produtores americanos e que deve ocupar, nas próximas safras, as lavouras brasileiras

Os ganhadores da edição 2011 do Concurso de Produtividade Dekalb com o híbrido DKB 240 YG, que traz a tecnologia Yieldgard, desembarcaram nesse domingo (4-9) no Brasil, confiantes nas novidades que a marca com maior banco global de germoplasmas de milho está desenvolvendo para os agricultores norte-americanos, mas que, em breve, também deverão estar à disposição dos produtores brasileiros. Durante uma semana, Dimas Alencar, de Palmeira das Missões (RS), Valmor Huppes, de Não-Me-Toque (RS), Francisco Jacoby, de Teixeira Gonçalves (PR), Cristhian Ribas Sékula, de Guarapuava (PR), Francisco Camargo, de Campos Novos (SC), e Evandro Guerra, de Abelardo Luz (SC), visitaram centros de pesquisas e de desenvolvimento de sementes, fazendas e cooperativas em diversas cidades do Meio-Oeste norte-americano.

De St. Louis, grande centro acadêmico e empresarial, foram à Chesterfield, Okawville, West Alton, Bloomington, Mounmouth, Decatur, Champaign, Dekalb, Aurora e Chicago (Illinois). Além disso, os campeões do Concurso de Produtividade da Dekalb visitaram, em Decatur, a maior feira agrícola dos Estados Unidos: a Farm Progress Show.
 
A abertura da feira neste ano foi marcada pelo início das comemorações do centenário da Dekalb, marca que possui o maior banco global de germoplasmas de milho. Uma motocicleta especialmente customizada na famosa oficina de Paul Jr., designer e apresentador do “American Chopper”, reality show transmitido no Brasil pelo canal a cabo Discovery Channel, foi oficialmente apresentada ao público. O veículo, que impressiona pelo mesmo estilo inovador que a Dekalb adota no desenvolvimento de seu portfólio, circulará, por um ano, ao redor dos Estados Unidos e será leiloado no final deste período. O valor arrecadado será destinado à Cruz Vermelha, uma das mais tradicionais organizações humanitárias norte-americanas.

Para Dimas Alencar, proprietário da Fazenda Agrícola Binsfeld, em Palmeiras das Missões (RS), a viagem foi uma experiência bastante valiosa. Pela segunda vez em três anos, o respeito às recomendações de manejo e o clima auxiliaram o agricultor a atingir o melhor índice de produtividade daquela região com o DKB 240 YG: 312 sacas (18,7 mil Kg) por hectare. “Meus objetivos foram totalmente alcançados e poderei incentivar que meus colegas sejam também campeões e tenham essa experiência única de comparar práticas agronômicas, trocar experiências e sentir o quanto o planejamento estratégico é a chave do sucesso de qualquer lavoura”, avalia Alencar.

Asas da produtividade

Antes de retornar ao Brasil, os ganhadores do Concurso de Produtividade tiveram o privilégio de conhecerem a Bolsa de Valores de Chicago e a cidade que dá nome à marca Dekalb, ambas no estado norte-americano de Illinois. A marca foi criada em 1912 por agricultores e seu símbolo, a espiga voadora, representa a liberdade gerada pelas hipotecas agrícolas na segunda metade da década de 1930. “Em um sentido mais amplo, quer dizer: ‘voando para a prosperidade’, algo que com o avanço da biotecnologia nos últimos 12 anos é cada vez mais possível ser atingido”, relembrou, durante palestra sobre as características agronômicas do cinturão do milho norte-americano Doug Dashner, coordenador do Dekalb County Bureau, uma das mais antigas associações de produtores.

O gaúcho Valmor Huppes, da Fazenda Granja Doris, em Não-Me-Toque (RS), que participou pela primeira vez do Concurso de Produtividade da Dekalb, não esconde a empolgação com a possibilidade de cultivar híbridos com diversas tecnologias de combate a doenças e tolerância a herbicidas combinadas. “A viagem foi uma excelente oportunidade para trocar experiências com os produtores norte-americanos e com o time de especialistas da Dekalb que nos acompanhou em todos os momentos do tour de tecnologia”, avalia Huppes.
Dos 370 hectares da Fazenda Santa Teresinha, em Teixeira Gonçalves (PR), o paranaense Francisco Jacoby reserva 100 hectares para o cultivo de milho. O investimento em técnicas agrícolas de manejo adequadas do solo fez com que o produtor atingisse a excelente marca de 283 sacas (mais de 16,7 mil Kg) por hectare com o híbrido DKB 240 YG e também tivesse a chance de participar da imersão tecnlógica promovida no Meio-Oeste norte-americano . “Fiquei muito feliz em ganhar o concurso na minha região. Fiquei impressionado com a quantidade de tecnologias disponíveis para incrementar a produtividade das lavouras”, afirma Jacoby, que foi pela primeira vez aos Estados Unidos.

Já na Fazenda Nossa Senhora da Salete, localizada em Abelardo Luz (SC), Evandro Guerra cultiva milho em 30% dos 1,6mil hectares. O bom uso do solo e o tratamento das sementes fizeram com que o catarinense atingisse a excelente marca de 239 sacas (13,7 Kg) por hectare. “Achei muito interessante o total envolvimento das famílias dos agricultores em todas as fases da produção agrícola. Pretendo usar algumas dicas de planejamento de negócio nas minhas lavouras”, espera Guerra que também visitou pela primeira vez o país.

Avanços tecnológicos no Brasil

Além das novidades nas lavouras norte-americanas, todos os agricultores puderam conversar com especialistas da Dekalb sobre o que plantarão no Brasil na próxima safra: as tecnologias VT PRO e VT PRO 2. A tecnologia VT PRO já disponível para os milhocultores brasileiros, garante controle mais eficiente da lagarta-do-cartucho, da lagarta-da-espiga e da broca-do-colmo. “Com o VT PRO, o agricultor tem ainda mais vantagens, como o aumento significativo de produtividade e renda, bem como a redução dos impactos ambientais, por conta da redução do uso de agroquímicos e de máquinas”, explica André Buran, gerente de Marketing da Dekalb. Viabilizada por meio dos projetos de pesquisa e desenvolvimento da marca Dekalb, esta tecnologia permite, ainda, a redução da área de refúgio em 50%, ou seja, de 10% para 5% da área plantada.

O híbrido precoce DKB 240 PRO conta com excelente sistema radicular, com plantio do cedo com alta população, e colmo de alta sanidade e alta resistência ao quebramento. “O híbrido é resultado do investimento em pesquisa e desenvolvimento da Dekalb para oferecer os melhores produtos aos agricultores. No caso do DKB 240 PRO, sua estabilidade e resposta a elevadas populações são vantagens que conseguimos especialmente para o Sul”, comenta Buran.

Outra novidade que a Dekalb lançará brevemente será a nova tecnologia VT PRO 2. Além de tolerante ao glifosato, o que possibilita o uso desse herbicida de maneira mais eficiente e flexível para o controle de plantas daninhas na cultura, ela oferece dois modos de ação efetivos na planta para o controle das pragas – uma ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e uma opção eficaz e prolongada de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) na cultura –, aliando ganho de produtividade e renda à redução dos impactos ambientais. Ela estará disponível aos agricultores gaúchos já nas próximas safras.

Essa tecnologia já está aprovada em importantes países que cultivam e/ou consomem milho no mundo, como Estados Unidos, Canadá, União Europeia, México, Japão, Filipinas, Taiwan, Coreia do Sul, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. “Gostei de conhecer a eficiência do escoamento da produção nos Estados Unidos e notar que, mesmo com os desafios da nossa infraestrutura, estamos conseguindo níveis de produtividade semelhantes”, afirma o produtor Francisco Camargo, de Campos Novos (SC), que carimbou seu passaporte para os Estados Unidos ao atingir a marca de 285 sacas (17,3mil Kg) de DKB 240 YG por hectare, irá plantar na próxima safra cerca de 202 ha da tecnologia VT PRO e 170 ha da tecnologia VT PRO 2.

Sobre o Concurso

Criado em 2006, inicialmente com o plantio de qualquer híbrido da marca, o Concurso de Produtividade da Dekalb já premiou mais de 70 produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesta edição, o concurso reconheceu os que alcançaram os melhores resultados de produtividade com o DKB 240 YG nas regiões de Ponta Grossa (PR), Guarapuava (PR), Campos Novos (SC), Chapecó (SC), Passo Fundo (RS) e Missões (RS). Os colocados em segundo e terceiro lugares receberam troféus e sacos de sementes do DKB 240 PRO e os primeiros colocados ganharam uma viagem aos Estados Unidos.

Na região de Guarapuava (PR), por exemplo, o destaque de produtividade ficou com a Fazenda Santa Maria, de Manoel Lacerda Cardoso Vieira. O DKB 240 YG rendeu a expressiva marca de 258 sacas (15,5 mil Kg) por hectare. “Foi muito interessante ver o esforço dos especialistas da em buscar formas de garantir o máximo benefício das tecnologias desenvolvidas em cada um dos híbridos que serão colocados no mercado de maneira sustentável”, explica o agrônomo da fazenda Cristhian Ribas Sékula, que representou o agricultor paranaense na viagem e espera quebrar novos recordes nas próximas safras com as dicas e experiências .

“O objetivo do programa de visitas nos Estados Unidos foi compartilhar informações sobre os diversos aspectos técnicos da biotecnologia, mostrar o que vem sendo feito para melhorar os resultados e métodos de cultivo e colheita e conhecer a experiência dos produtores norte-americanos na utilização de nossos híbridos nas lavouras”, explica André Buran, gerente de Marketing da Dekalb.

Pioneirismo e inovação

Fundada há quase 100 anos na cidade de Dekalb, nos Estados Unidos, a Dekalb é uma marca global, encontrada, além do Brasil, em países como Índia, Indonésia, Japão, China, Coreia, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Argentina, México e Canadá, entre outros.

Primeira marca a lançar, no mundo, um híbrido geneticamente modificado, o milho Roundup Ready, em 1998, a Dekalb investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, também foi a primeira marca de sementes de milho a comercializar um híbrido geneticamente modificado, o milho YieldGard, em 2008, e a tecnologia YieldGard VT PRO, em 2010.

Marca da inovação, oferece resultados desafiadores para os agricultores que desejam ser líderes, trazendo o melhor em termos de produtividade, alta performance e liderança tecnológica.

As informações são da Dekalb.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.