CI

Agricultores de Veranópolis produzem banana para o mercado local

13 anos depois, os resultados desta iniciativa são gratificantes


No ano de 2003, através de uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal, Fepagro e Câmara de Vereadores, foram implantadas na propriedade de três agricultores, no Vale do Rio das Antas, em Veranópolis, algumas variedades de bananeiras adquiridas de Santa Catarina (variedades livres de doenças e resistentes às principais pragas e doenças da cultura). 

13 anos depois, os resultados desta iniciativa são gratificantes. As famílias de São José da 9ª, que estão colhendo a 12ª safra, estão obtendo um produto de qualidade, sem uso de agrotóxicos, e que está disponível para a comunidade veranense em vários estabelecimentos do município. 

O microclima no vale do Rio das Antas permite que a safra se estenda durante todo o ano, no entanto, nos anos com inverno muito rígido a planta cessa o crescimento nos meses de julho e agosto. 

Estes agricultores recebem a assistência técnica da Emater/RS-Ascar no que diz respeito à propagação, plantio, manejo e colheita. Uma peculiaridade especial destes cultivos é que eles estão consorciados com as bergamoteiras, o que resulta em melhores condições fitossanitárias dos pomares, e praticamente não tem custo para os produtores. 

De acordo com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Veranópolis, Marília Caleffi Paiva, a bananicultura deixou de ser importante na Serra quando os cultivos foram erradicados devido ao aparecimento de doenças, há muitos anos, e os agricultores tinham receio de plantar novamente. ?A iniciativa surgiu com a ideia de diversificação da fruticultura no município e como oportunidade de incremento da renda das famílias. A vantagem de produzir no próprio município é que o agricultor pode colher a fruta mais próxima da maturação, o que confere um sabor melhor ao produto que chega à mesa do consumidor e um melhor preço ao produtor?, destaca Marília. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.