CI

“Não há trigo transgênico liberado comercialmente no mundo”

Pesquisadora da Embrapa desmente "Barriga de Trigo"



A pesquisadora da Embrapa Trigo, Elene Yamazaki Lau, desmente a afirmação do médico norte-americano Willian Davis. No livro “Barriga de Trigo”, o cardiologista afirma que o cereal "transgênico" é responsável por uma "epidemia de obesidade" no mundo.


"Não há nenhum trigo transgênico liberado comercialmente em nenhum lugar do mundo", afirma a especialista em transformação genética e biologia molecular. Ela informa que isso pode ocorrer daqui a três anos: "O relatório do ISAAA (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications) de 2011 fez uma previsão para 2017".

Elene faz uma defesa do avanço da tecnologia: "Todos os transgênicos, para serem liberados, passam por rigorosas análises. Não há nada que indique efeitos indesejáveis. A transgenia é uma ferramenta, como outras, utilizada na tentativa de obter características desejáveis e importantes em qualidade das plantas e saúde humana, de maneira a garantir um alimento melhor ao consumidor e com preservação ambiental". 


"No caso do trigo, entre as características, podemos buscar tolerância a herbicidas, resistência a doenças, tolerância à seca e salinidade, aumento na produção, aumento na qualidade panificativa e nutritiva, que não cause doença celíaca, produção de fármacos, etc. É uma estratégia interessante especialmente quando uma característica desejada é difícil de obter por métodos convencionais", sustenta a pesquisadora sediada em Passo Fundo/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.