CI

Mapas de lucratividade da soja em sistema de cultivo agricultura de precisão e cultivo convencional

Mapas de lucratividade da soja em sistema de cultivo agricultura de precisão e cultivo convencional


A agricultura de Precisão é um sistema inovador capaz de gerar informações agronômicas sobre áreas de colheita e definir a melhor forma de produzir. Ela permite um acompanhamento metro a metro da lavoura, possibilitando uma ação localizada em pequenas áreas, tratando então cada um destes "pontos" segundo a necessidade. Assim, aumenta-se a rentabilidade além de ajudar a proteger o meio ambiente. Os mapas de lucratividade têm grande importância neste contexto, pois com eles o agricultor pode fazer uma análise econômica da propriedade e verificar se é viável a produção de determinada cultura antes do plantio, tendo uma expectativa de preço de venda do produto. Foi utilizada uma área de 1,74 ha da COODETEC, em Cascavel - PR, safra de 2002 para a cultura da soja, utilizando-se o Sistema Convencional e o de Agricultura de Precisão. A metodologia de confecção de mapas de lucratividade, a partir de dados de colheita, mostrou-se adequada, permitindo-se observar grandes variações para mais e para menos, quando comparado com a média da área.

Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: Juliano Brusco, Eduardo Godoy de Souza, Francelino Augusto Rodrigues Junior, Jerry Adriani Johann & Joaquim Odilon Pereira

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.