CI

Número de participantes em eventos do Cavalo Crioulo aumenta

Segundo a ABCCC, parcerias estimulam aumento nas provas realizadas em Estados fora da região Sul do Brasil


Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comemora os resultados positivos do trabalho desenvolvido na região de expansão, também conhecida como região 8, em 2023. O esforço se reflete em um notável aumento de 45% no número de participantes em provas, tanto oficiais quanto não oficiais, realizadas fora da região Sul.

Ao todo, 3.727 Cavalos Crioulos participaram de eventos em 35 municípios distribuídos por nove Estados brasileiros: São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Esse crescimento foi acompanhado de perto pela equipe de analistas que atuam diretamente nessas regiões.

Os resultados destacam o esforço contínuo para envolver mais usuários e impulsionar provas exclusivas e inter-raças em diversas modalidades esportivas que envolvem o Cavalo Crioulo. Dos mais de 3,7 mil participantes, 2,4 mil estiveram em provas oficiais (um aumento de 18% em relação ao ano anterior), enquanto outros 1,3 mil participaram de eventos não oficiais (um aumento significativo de 262% em comparação com o ano anterior), que estão no radar da ABCCC como um estímulo à entrada de novos usuários.

Analisando os estados que receberam disputas oficiais, destaca-se o crescimento expressivo em Minas Gerais (457%), Bahia (53%), Goiás (44%), São Paulo (23,5%) e Mato Grosso (9%).

Os detalhes adicionais ressaltam o impacto positivo do investimento na região de Expansão, com eventos de destaque, como a Final do Circuito Norte do Mato Grosso, que atraiu um recorde de participantes, incluindo mais de 120 laçadores, juntamente com atividades de Morfologia, Doma e Etapa Um Ano de Freio. Núcleos com programações intensas, como a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, realizaram um total expressivo de 19 eventos neste ano.

Reconhecimento também foi concedido a organizadores locais, como o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Integração Norte do Mato Grosso, premiado durante a 1ª Convenção de Núcleos pelo maior número de participantes em provas do Crioulaço no período. No universo dos laçadores, a cabanha mais pontuada no esporte foi a Fazenda Faria, de Piedade, São Paulo, recebendo o prêmio de Cabanha Laço de Ouro 2023.

Destacando a bem-sucedida parceria entre o Cavalo Crioulo e a Liga Classe A (LCA), em oito meses de aproximação, mais de mil participantes foram mobilizados em 15 provas realizadas em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Distrito Federal. Desde maio de 2023, essa colaboração visa unir e fortalecer os competidores do laço comprido no país, proporcionando visibilidade em provas inter-raças e destacando as características da raça Crioula em diferentes ambientes promovidos pela LCA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.