Soluções de irrigação e certificação são pontos do Seminário Cooplantio
Expectativa é que 1200 pessoas participem do evento
Para o presidente, o consumidor busca cada vez mais um produto certificado, mas que não seja mais caro por causa disso. Para tanto, está em estudo um possível modelo de certificação que a própria Cooplantio colocaria em prática. Desta forma, o produto final teria um selo aprovado pelo Ministério da Agricultura, mas não dependeria de terceiros para o serviço, o que influencia no preço final.
Outro ponto abordado, e que será discutido no seminário, será soluções para irrigação no Estado. Visto as últimas secas no Rio Grande do Sul, Benvenuti ressalta a importância desta ferramenta, mas diz que o produtor não a usa pelo alto custo para gerar. “O problema da irrigação é o custo do óleo diesel ou da energia elétrica para bombear a água”, comenta.
Contudo, após viagem à China, o presidente e produtor diz que uma opção viável é a utilização de energia eólica e solar, que tem apenas o custo da aquisição. “A Cooplantio vai investir em energia renovável. Não grandes plantas como as que já existem, mas pequenas que atendam a propriedade”, explica. Mas ele lembra que água não é a única solução, mas uma boa gestão desde o início, já no plantio correto, faz a diferença nos períodos de estiagem.
No encerramento, o presidente da Cooplantio ressaltou que uma das principais novidades de 2012 é a parceria com a Case IH, que tornou a entidade na primeira cooperativa concessionária da marca no Brasil. “Existem concessionárias revendedoras. Em cooperativa, esta é a primeira da Case”, comenta Daltro. Para ele, a parceria vai levar um público um pouco diferente ao seminário. "Agora temos um portfólio completo para o produtor, desde a semente até a colheitadeira", explica.
O 27º Seminário Cooplantio acontece entre os dias 11 e 13 de junho em Gramado/RS. A programação completa está disponível no site do evento.