CI

Produtores de soja de Catuípe participam de Dia de Campo sobre MIP

Com aproximadamente 34 mil hectares de soja plantados, Catuípe, no Noroeste gaúcho, adere ao MIP


Com aproximadamente 34 mil hectares de soja plantados, Catuípe, no Noroeste gaúcho, adere ao Manejo Integrado de Pragas (MIP). Na terça-feira (21/03), um dia de campo sobre o assunto reuniu dezenas de agricultores nas propriedades de João César Dalla Corte Sobrinho e Marcos Mânica, na localidade Santa Tereza. O vice-prefeito de Catuípe, Gladimir Militz Wey, também compareceu ao dia de campo, juntamente com o secretário municipal de agricultura, Wilson Silveira, representantes da Redemaq (Massey Ferguson) Benhur Bagio, Sicredi, Ervino Mürmann, Banrisul, Valdir Delajustine, e Banco do Brasil, Sandro Lorenzoni.

De acordo com o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel, a iniciativa seria uma resposta a um pedido feito pelo governador José Ivo Sartori. ?O governador nos pede para sensibilizar o maior número de produtores e aumentar a produtividade das lavouras?, disse Cembranel. Ainda de acordo com Cembranel, dias de campo sobre MIP irão continuar sendo realizados no ano que vem.

O evento realizado nesta terça-feira foi promovido por dois parceiros, Massey Ferguson e Emater/RS-Ascar, que se uniram a empresas fornecedoras de sementes e adubos da região Noroeste para falarem sobre monitoramento de insetos e lagartas na lavoura da soja, tecnologia de aplicação de inseticidas, qualidade de sementes, solo e água. 

Resultado
Dados da Emater/RS-Ascar atestam redução no uso de inseticidas em lavouras de soja monitoradas semanalmente no Rio Grande do Sul pelos proprietários, agricultores assessorados pela Instituição. ?Nosso equipamento é este?, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini, mostrando o pano de batida.

A partir do monitoramento realizado nesta safra na lavoura de 300 hectares do anfitrião do encontro, o produtor João César Dalla Corte Sobrinho, foram realizadas duas aplicações de inseticidas. ?Nas demais áreas do agricultor e na média dos demais agricultores do município foram realizadas quatro aplicações de inseticidas?, atesta o engenheiro agrônomo Carlos Dalla Corte, da Emater/RS-Ascar de Catuípe. ?Estou muito satisfeito, isso ai é uma coisa que anima o produtor?, disse Sobrinho, que espera colher entre 55 a 60 sacas de soja por hectare.

Também participaram do dia de campo sobre MIP os representantes da Redemaq (Massey Ferguson), Eder Leandro Hoch e Maurício Maciel Oliveira, e da Emater/RS-Ascar, a supervisora microrregional, Márcia Barboza Breitenbach, o engenheiro agrônomo Dejair Burtet, e os extensionistas de Catuípe, Cláudia Nunes, Leda Dal Ross, Carlos Dalla Corte, Geraldo Kasper e Cleriston Marchesan.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.