Imea reduz em um milhão de toneladas a estimativa para a safra atual de soja
Produção aguardada para a safra 15/16 é de 28,03 milhões de hectares
Após quase cinco anos batendo recordes de produção a cada safra de soja, no atual ciclo (15/16) Mato Grosso não deve alcançar a produção da safra anterior (14/15). O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) reduziu em um milhão de toneladas a estimativa para a safra 15/16 de soja no estado. Segundo a terceira estimativa, divulgada na segunda-feira (14/12) pelo Instituto, a produção aguardada para a safra 15/16 é de 28,03 milhões de hectares. Na estimativa anterior, a projeção era que Mato Grosso produzisse 29 milhões de toneladas de soja. Na safra 14/15 a produção alcançou 28,08 milhões de toneladas.
“O Imea reduziu esses números devido à situação climática que algumas regiões de Mato Grosso estão enfrentando. Há localidades com problemas acentuados de falta de chuva, fator que diminuiu significativamente a produtividade, que deve ficar em 50,8 sc/ha (sacas por hectare),” explica o gestor Técnico do Imea, Ângelo Ozelame.
A previsão anterior era de que a produtividade fosse de 52,6 sc/ha. Em comparação ao ciclo passado, a produtividade teve uma queda de 2,12%, já que foram colhidas 51,9 sc/ha. Contudo, a área de 9,2 milhões de hectares destinados à oleaginosa foi mantida. “O clima durante o desenvolvimento da nova safra, sobretudo em janeiro e fevereiro, será decisivo para a consolidação dos dados, de forma que continuidades de baixo volume de chuvas podem trazer reflexos ainda maiores”, acrescentou Ozelame.
Para mais informações, acesse o boletim do Imea em: http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/R404_2015_12_11_BSSOJA.pdf