CI

Com final do plantio, previsão é de safra recorde de soja em MS

Produção no estado deve superar 6,5 milhões de toneladas do grão



Mato Grosso do Sul atinge 2,3 milhões de hectares de área plantada de soja na safra, 120 mil hectares a mais que o ciclo passado, o que representa um aumento de 5% nesta que deverá ser a maior safra da história no Estado. A previsão é que a produção supere 6,5 milhões de toneladas do grão. Os dados são da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de MS e foram apresentados nesta quarta-feira (10.12), no balanço feito durante coletiva de imprensa do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS.

“Este foi um ano muito bom para a soja no Estado. Mesmo diante do clima desfavorável nos meses de setembro e outubro, concluímos o plantio com êxito. Ainda são números em estágio inicial, que podem ser ainda maiores”, ressaltou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Os dados apontados por Saito são do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio. Criada e mantida pela Aprosoja/MS, a ferramenta monitora as lavouras desde 2009. Somente este ano os técnicos que abastecem o sistema visitaram propriedades rurais em 45 municípios, monitoramento que corresponde a 1,8 milhão de hectares. “As informações ajudam o produtor na escolha de técnica ideal para o plantio, produtividade, manejo e sustentabilidade e garantem competitividade no campo e no mercado”, explica Lucas Galvan, assessor técnico da Aprosoja/MS.

Outro número da atuação da entidade durante o ano que merece destaque é do Circuito Aprosoja/MS. A rodada de palestras voltadas ao produtor rural percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Amambai, Coxim, Naviraí, Campo Grande e contou com a participação de 726 pessoas. A meta para 2015 é aumentar para 10 o número de municípios e envolver mais de mil produtores rurais.

As consultorias e visitas realizadas pelo programa Soja Plus, parceria da Aprosoja e Abioave, também foram apresentados durante o balanço. Desde agosto, 140 produtores rurais e trabalhadores do campo receberam orientações sobre qualidade de vida, segurança no trabalho e saúde ocupacional e 60 propriedades visitadas. A previsão para o próximo ano é cobrir 90% da área produtora de soja e incluir os municípios de Caarapó, Dourados, Itaporã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Bonito, São Gabriel e Costa Rica.

“O próximo ano será de muito trabalho para a Aprosoja/MS. Nosso foco é ampliar a abrangência dos programas que já existem e abrir espaço para novas ideias, realizar novos seminários com temas de interesse da comunidade, contratar mais técnicos para atuação externa e principalmente envolver cada vez mais os produtores rurais nas atividades”, finaliza Mauricio Saito.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.