CI

MT: área de soja está projetada em 12,13 milhões de hectares

Aumento é de 0,08% em relação a temporada anterior


Foto: United Soybean Board

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que mantém a estimativa de área de soja para a safra 2023/2024 em Mato Grosso, projetada em 12,13 milhões de hectares. Isso representa um aumento marginal de 0,08% em relação à temporada anterior. Até a última sexta-feira (29/03), a colheita da oleaginosa atingiu impressionantes 99,68% das áreas previstas.

No entanto, alguns dados de rendimento ainda estão pendentes de apuração em municípios com áreas tardias, o que limitou a consolidação do rendimento nesta estimativa nessas regiões. De acordo com o Imea, a produtividade da soja permanece prevista em 52,85 sacas por hectare, o que representa uma queda significativa de 15,17% em relação à safra anterior (22/23).

O próximo passo será em maio, quando o Instituto consolidará os dados de área por meio do geoprocessamento e da produtividade da oleaginosa. Esses dados serão apurados com o levantamento dos agentes de mercado, produtividade ponderada pelo ritmo da colheita, pesquisa com produtores de Mato Grosso e o CropTuor.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.