CI

Safra de soja se aproxima da conclusão no Brasil

Ainda restam 1.5% da soja em campo, em quatro estados


Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um balanço detalhado do progresso da safra de soja de 2023 no Brasil. Segundo o relatório, 98,5% da safra já foi colhida em todo o país. No Rio Grande do Sul, o tempo seco foi um grande aliado na evolução da colheita, que registrou um avanço de 7% em relação à semana anterior.

As regiões Norte, Oeste e Central do estado já finalizaram quase toda a colheita. Entretanto, nas áreas mais ao Sul e na região da Campanha, onde a umidade é mais alta, a colheita está sendo adiada à espera da redução da umidade da palha e dos grãos para facilitar a trilha. A produtividade, porém, foi afetada devido à estiagem no início do ciclo, além de apresentar desuniformidade em razão da má distribuição das chuvas.

Acesse Agrotempo AQUI.

Na Bahia, a colheita está quase totalmente concluída, com registros de excelentes resultados de produtividade. O estado do Maranhão também se aproxima do fim da colheita, com destaque para o Centro e Oeste do estado. Nas regiões do Baixo Parnaíba, de Coelho Neto e de Chapadinha, no Leste do estado, a colheita segue em andamento.

Em Santa Catarina, a situação é semelhante. No Planalto Norte e Sul, a colheita está praticamente finalizada e o produto colhido é de alta qualidade.

Este ano, a safra de soja gaúcha enfrentou desafios devido à estiagem no início do ciclo e à má distribuição das chuvas. Apesar disso, a colheita ainda segue, em alguns estados, os resultados de produtividade têm sido muito promissores.

A expectativa agora é de que as condições climáticas favoreçam a finalização da colheita nas regiões onde ela ainda está em andamento, especialmente nas áreas mais úmidas do Rio Grande do Sul e no Leste do Maranhão.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 14 a 20 de maio de 2023

Os dados mais recentes divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que indicam a situação atual da colheita ainda avança em três dos principais estados produtores: Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O estado do Maranhão, que na semana anterior apresentava um percentual de colheita de 84%, avançou rapidamente, atingindo 90% na data de 20 de maio. Isso representa um acréscimo significativo em relação à safra passada, quando a colheita estava em 89% neste mesmo período.

Santa Catarina, também registrou progresso considerável na colheita. O estado, que na semana anterior apresentava 91% da soja colhida, saltou para 96% até 20 de maio. Isso é muito próximo do registrado na safra passada, quando 98% da soja já estava colhida nesta data.

Já no Rio Grande do Sul, o percentual de colheita foi de 86% na semana anterior, subindo para 93% no dia 20 de maio, superando os 90% registrados no mesmo período na safra passada.

No total, considerando os 12 principais estados produtores de soja, o percentual de colheita na semana anterior era de 97,2%, e atingiu 98,5% até o dia 20 de maio. No ano passado, neste mesmo período, a colheita já estava em 98,1%.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.